A implantação das cotas de impressão, que visam economia e sustentabilidade na emissão de cópias físicas de documentos na Universidade, completa um ano neste mês. Com a mudança do ano letivo e do exercício orçamentário, as cotas de impressão dos servidores da Unipampa foram restauradas, e uma nova contagem dos saldos das cotas de impressão passou a valer a partir do recesso entre os anos letivos. A postergação do “reset” em dois meses aguardou a finalização do calendário acadêmico 2014.
O diretor do NTIC, professor Leonardo Pinho, explica que nada muda na questão das cotas de impressão desde a sua implantação. “Há uma previsão orçamentária anual, definida pela demanda estimada de impressões, considerando-se o histórico de impressões dos anos anteriores e as possibilidades do orçamento da Universidade, dentro dos preceitos do Projeto Esplanada Sustentável (http://www.orcamentofederal.gov.br/projeto-esplanada-sustentavel), que propõe a redução em 10% nas despesas”, explica. “Neste contexto, o orçamento estimativo para o contrato de impressões para 2015 foi definido em aproximadamente 225 mil reais (o mesmo de 2014), mas com a expectativa de conseguirmos reduzir o gasto efetivo em 10% durante o ano”.
O professor destaca que a implantação das cotas tornou possível à gestão planejar, executar, controlar e agir (Metodologia PDCA) para que o processo se qualifique ano a ano. “Planejamos a metodologia de execução, garantimos a viabilidade desta por meio de suporte, controlamos os excessos (inclusive em relação ao uso de cópias sem identificação de usuários) e agimos para qualificar o serviço no ano seguinte, respeitado o orçamento e as particularidades das nossas atividades finalísticas e meio”.
Leonardo comenta que, considerando a entrada de novos usuários (novos servidores docentes e TAEs), a previsão é fechar o ano dentro do orçamento estimado para o contrato de impressões com a liberação, como regra geral, de R$ 28, acumuláveis dentro do ano, para todos os usuários, sempre no primeiro dia do mês. “Como exceções à regra temos os usuários com perfil diferenciado, identificados por meio de solicitações de mudança de perfil pelas chefias via sistema de chamados, os quais recebem a metade ou o triplo desta cota mensal, acumuláveis dentro do ano, também no início do mês”, finaliza.