Coordenadoria de Apoio ao Usuário (CAU-NTIC) adota o LibreOffice

Em uma iniciativa pioneira dentro da Universidade Federal do Pampa, os servidores da Coordenadoria de Apoio ao Usuário – NTIC/CAU estão adotando integralmente a ferramenta LibreOffice para a editoração de textos e planilhas eletrônicas.
Conforme o NTIC, o LibreOffice é uma suite de produtividade de escritório com planilha, editor de texto, editor de apresentação, dentre outras funcionalidades, e é uma alternativa sem custos para a Universidade. A ferramenta possui os mesmos requisitos da suite de componentes do pacote Office, da Microsoft, composto pelos aplicativos Word, Excel e Power Point.
A CAU/NTIC explica que a ideia é que esse projeto piloto seja testado e, se aprovado, seja difundido entre os demais setores da Universidade que tiverem interesse nesta economia. O setor ressalta que a ferramenta não tem custos, e qualquer pessoa pode aprender a manuseá-la facilmente.
“Além da economia, busca-se atender a um padrão altamente usado no mundo, o ODF”, explica o coordenador da CAU, Pierre Martin. O formato Open Document Format – ODF constitui um padrão aberto para o armazenamento de documentos, que deve ser entendido como uma especificação disponível a qualquer desenvolvimento, com o objetivo de garantir a longevidade do conteúdo do documento, a interoperabilidade entre aplicativos e a independência de fornecedores.
“Entende-se globalmente, que um documento, criado por uma empresa, universidade, entidade não pode ficar ‘preso’ a um determinado fabricante, a uma determinada ferramenta. O LibreOffice atende ao padrão ODF, e os documentos gerados pela Universidade não ficarão atrelados a nenhuma ferramenta”, comenta Martin. “Qualquer software, com os mesmo conceitos e objetivos, conseguirá abrir e editar tais documentos, garantindo a continuidade e longevidade do documento, independência de fornecedores de aplicativos, fomento à adoção de padrões pelo mercado de tecnologia da informação no Estado, independência de fatores legais e econômicos relacionados à propriedade intelectual, adequação às tendências da tecnologia da informação, e colaboração dos organismos públicos que adotam o ODF”, exemplifica o coordenador da CAU.
A ferramenta pode ser encontrada para download em pt-br.libreoffice.org.