Unipampa receberá estudantes estrangeiros pelo PEC-G

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) receberá a partir de 2016 estudantes estrangeiros por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), administrado conjuntamente pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (DC/MRE). O PEC-G destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros pela oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras.Os estudantes participantes do programa cursam do início ao fim agraduação no Brasil.

Para a primeira edição do PEC-G na Unipampa, foram disponibilizadas 23 vagas distribuídas nos campi Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Jaguarão, São Borja e São Gabriel. Conforme a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) da Unipampa, as vagas foram definidas após consulta com as Coordenações Acadêmicas e de Curso para verificar a viabilidade de receber alunos PEC-G, entre os cursos já reconhecidos pelo MEC, que não fossem noturnos e que fazem parte dos três eixos de interesse dos países participantes do Programa: estruturante (para formação básica); de desenvolvimento social; de desenvolvimento econômico e infraestrutura.

logo_pec-g

A tradutora/intérprete de Língua Inglesa da Arinter e representante da Assessoria no desenvolvimento do Programa, Clarissa Gabbi Falleiro, comenta que os setores estão trabalhando e aprendendo em conjunto para receber os estudantes dessa modalidade de mobilidade internacional. “O programa está sob responsabilidade da Prograd, com apoio direto da Arinter. E como o aluno PEC-G torna-se um aluno regular, com os mesmos direitos e deveres dos demais, seu acompanhamento acadêmico se dará da mesma forma, envolvendo as demais Pró-Reitorias acadêmicas”, complementa.

Clarissa destaca a importância de convênios como este para o processo de internacionalização da Instituição. “A universidade não se internacionaliza apenas enviando seus alunos ao exterior. A vinda de alunos estrangeiros representa uma oportunidade em maior escala de ampliar o contato de nossos alunos com diferentes culturas e realidades. O aluno PEC-G diversifica e enriquece o ambiente universitário, proporcionando as trocas de saber e conhecimento que são inerentes ao processo de construção da educação”, avalia.

O PEC-G é um programa com mais de 50 anos, que seleciona alunos estrangeiros para cursar sem mensalidades a graduação no País e exige, em contrapartida, que os selecionados atendam a alguns critérios. É necessário provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa. Conforme o site do Programa no MEC, são selecionadas preferencialmente pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e os países de origem dos estudantes. Os acordos determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.