Projetar os próximos cinco anos de atuação da UNIPAMPA para o desenvolvimento, crescimento e consolidação da Instituição. Este é o objetivo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que foi aprovado no Conselho Universitário (CONSUNI) (https://sites.unipampa.edu.br/consuni/) , ocorrido no dia 27 de fevereiro, no Campus São Gabriel, tendo por base os documentos preliminares, discussões virtuais e presenciais e o trabalho da equipe revisora. Na ocasião, estiveram presentes 43 conselheiros para a votação, com três votos contra e cinco abstenções.
O documento foi construído e debatido junto com a comunidade acadêmica ao longo do ano de 2013. Além de ser uma exigência legal, o documento deve embasar todas as ações da Universidade, desde a criação de cursos às ações de pesquisa e extensão.
Apesar de ser resultado de uma construção coletiva, a equipe que trabalhou na condução do processo foram os servidores da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento da PROPLAN com a colaboração da professora Carolina Fleck.
De acordo com Alessandro Vasconcelos, chefe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento, o grande desafio da comunidade é fazer este plano tornar-se realidade nos próximos cinco anos.
O PDI ainda não contém as metas, que serão construídas ao longo deste ano. Os objetivos, as iniciativas e os indicadores já estão descritos no plano.
Processo de elaboração do documento
Durante o processo de elaboração do novo PDI, muitas contribuições e correções pontuais foram recebidas da comunidade universitária. Aproximadamente 769 pessoas participaram da construção do documento, ao longo de todo o período.
A primeira reunião, ocorrida em janeiro de 2013, teve como objetivo a definição da metodologia de construção do documento. Em seguida, mais dois encontros presenciais foram realizados para completar essa etapa.
O processo de discussão com a comunidade iniciou de fato em março de 2013, momento em que a gestão fez um diagnóstico de como estava a Universidade naquele momento. Com os resultados foi criado um documento o qual foi disponibilizado no Moodle e no site do PDI (pdi.unipampa.edu.br). O objetivo era que os participantes identificassem quais eram as demandas que requeriam atuações estratégicas e quais iniciativas levariam à solução ou a melhoria das situações. Além da participação no Moodle, foram criadas enquetes para cada eixo de discussão.
Após a conclusão do trabalho de captação de dados e propostas para os eixos estratégicos do PDI, iniciou-se a fase de redação do primeiro texto preliminar, em preparação para etapa de discussão presencial, que ocorreu de 1º de agosto a 30 de setembro, em uma série de reuniões nos campi e na reitoria da Universidade.
A comunidade discutiu os seguintes eixos:
Perfil institucional;
Projeto pedagógico institucional;
Implementação da instituição e organização acadêmica;
Corpo docente;
Corpo técnico administrativo;
Corpo discente;
Organização administrativa;
Autoavaliação institucional;
Infraestrutura física e instalações acadêmicas;
Atendimento às pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais ou com mobilidade reduzida;
Demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeira.
Com base nas reuniões presenciais, a equipe criou uma proposta de planejamento estratégico. Além do módulo virtual e das reuniões presenciais, houve mais uma etapa de recuperação e revisão das propostas. Cada campus e também a reitoria enviaram representantes para um seminário de revisão do PDI, em Bagé, no qual todos tiveram a oportunidade de propor modificações a partir das sugestões trazidas de suas Unidades.
Por fim, a última etapa de discussão do plano ocorreu no CONSUNI de fevereiro, momento em que o Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 passou a gerar efeitos na condução da Universidade. As etapas do processo de elaboração do novo PDI na íntegra podem ser acompanhadas no site pdi.unipampa.edu.br