Com a finalidade de promover a integração dos novos alunos à comunidade acadêmica em cada um dos dez campi estão sendo programadas atividades para acolhimento dos estudantes ingressantes 2015/1. As ações foram programadas a partir das orientações divulgadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) por meio da “Carta Aberta aos Estudantes da Unipampa” disponível neste link.
No Campus Bagé está prevista acolhida no dia 16 de março, com mateada, e esclarecimentos sobre o que são projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa, mostra dos cursos, exposição de informações sobre o transporte coletivo com orientações a respeito da carteira estudantil, horários de ônibus e venda de passagem. A Secretaria de Saúde do município fará uma exposição sobre sexualidade, cartão do SUS e Unidades Básicas de Saúde.
No dia 17 março às 19 horas acontecerá um Seminário de acolhida aos ingressantes no auditório do Campus Caçapava do Sul com a apresentação da direção, coordenadores de cursos, Nude, secretaria acadêmica e biblioteca. Também haverá apresentações artísticas e culturais. Durante a semana de recepção irá ocorrer passeio turístico, gincana, coleta de donativos para instituições, visita orientada pelo Campus e uma excursão ao Hemocentro em Santa Maria para doação de sangue.
No Campus Dom Pedrito as atividades de recepção foram programadas para o primeiro dia de aulas, 12 de março. Ocorreu mateada, apresentação dos cursos, visita orientada pelo Campus, apresentação da cidade, distribuição de material informativo, gincana e divulgação da Assistência estudantil.
Em Itaqui a recepção também ocorreu no dia 12, no Salão Paroquial São Patrício, a partir das 18 horas. A programação contou com seis momentos: abertura com o diretor do Campus Cleber Maus Alberto, apresentação dos coordenadores de curso, palestra, comunicados institucionais, acolhida da Paróquia São Patrício pela festividade do padroeiro da cidade e apresentação musical.
Segunda-feira, 16 de março, iniciam as atividades no Campus Jaguarão com a exposição de cordéis no hall de entrada; na terça ocorre uma roda de capoeira no intervalo da tarde. Na quarta-feira acontecerá uma exposição de fotos da cidade feita por três fotógrafos locais, Lino Marques, Elisângela Barcelos e Giovane Lima; concomitantemente, o Coral do Campus Jaguarão fará uma apresentação, e após ocorre um bate papo com os alunos. Para encerrar as atividades de quarta ocorre a apresentação teatral “[ID]ENTIDADES”. Um city tour com saída às 17h da frente do Campus ocorre na quinta-feira, na sexta-feira e no sábado. Na sexta também está prevista palestra com a PRAEC, sessão de curta e apresentação de uma banda.
No Campus Santana do Livramento as atividades com os alunos ingressantes contam com apresentação oficial, conversa com os Coordenadores de Curso, atividades de integração, culturais, filantrópicas e de lazer, programadas e coordenadas pelos Diretórios Acadêmicos dos cursos do Campus. As ações estão previstas para serem desenvolvidas entre 12 a 31 de março. No dia 19, os calouros que desejarem realizarão doação de sangue ao Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento.
No Campus São Borja a recepção ocorreu no dia 12 de março no hall de entrada, com início às 14 horas. A atividade contou com apresentações artísticas, palestra da Secretaria Municipal de Saúde, conversa com os coordenadores de curso e visita orientada às dependências do Campus. Estiveram disponíveis no hall livros, apostilas e materiais acadêmicos para doação.
Entre os dias 23 e 27 acontecerão atividades de acolhida no Campus São Gabriel. Serão apresentadas normas acadêmicas, biblioteca, secretaria acadêmica e Nude, identificação estudantil e perfil acadêmico, métodos e técnicas de estudos, além de gincana e feira troca-troca no hall da Unidade.
O Campus Uruguaiana realizou no dia 12 de março a apresentação dos cursos pelas respectivas coordenações e visitação ao Campus nos três turnos. A visitação foi ocasião para conversa apresentando a unidade, os servidores e as funções dos diferentes setores acadêmicos, como secretaria acadêmica, secretariado dos cursos, biblioteca e Nude. No dia 20, no salão de Atos, haverá às 19 horas a Aula Magna com o tema “O produtivismo acadêmico e a produção de conhecimento”, ministrada pelo professor Adroaldo Cezar Araujo Gaya, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Todas as atividades propostas buscam a integração e o bom acolhimento dos novos acadêmicos. A Unipampa trata o tema da acolhida estudantil de forma processual e educativa, uma vez que apresenta em seus antecedentes os princípios de responsabilidade e preocupação. Para o desenvolvimento das atividades de acolhida a Prograd recomendou o desenvolvimento de ações de caráter solidário, integrador, construtivo, o respeito à pessoa, ao coletivo, à cidadania, o valor do espaço acadêmico para a formação e aperfeiçoamento das pessoas e das relações sociais e o cuidado com as dependências da universidade.