BRACOL

O Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-Colômbia (BRACOL) é uma parceria entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Associação Colombiana de Universidades (ASCUN) e consiste na mobilidade de estudantes de graduação brasileiros e colombianos, de todas as áreas do conhecimento, abrangendo cursos disciplinares em exatas, humanas e saúde, com duração semestral.

O Acordo de Cooperação data de 26 de outubro de 2011 e contou com apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores (DELP/MRE) e da Embaixada da Colômbia no Brasil.

Os benefícios do programa incluem auxílios que possam ser dispensados tanto aos estudantes brasileiros quanto aos colombianos, que devem estar regulamente matriculado em um curso de graduação.

As universidades se comprometem em oferecer isenções de taxas acadêmicas, de mensalidades, de matrículas ou de outras despesas semelhantes, além da hospedagem e alimentação em instalações próprias ou subvencionadas pela universidade.

O processo seletivo acontece na própria instituição de ensino.

Os critérios definidos em editais específicos da UNIPAMPA trazem usualmente: exigência de nível intermediário do idioma espanhol; ter no mínimo 25% de aproveitamento dos componentes ou créditos acadêmicos cumpridos; ter no mínimo média 6,0 em seu histórico escolar; ter no máximo três reprovações por nota e/ou por frequência; cursar no mínimo três componentes curriculares na universidade de destino; e não cursar semestre de possível integralização curricular, onde o aluno deve cursar após seu retorno ao menos três componentes curriculares.

Cabe aos estudantes selecionados contratar seguro-viagem para todo o período da bolsa com cobertura em caso de doença ou acidente, repatriação médica ou funerária e seguro de acidentes pessoais, bem como seguro-saúde internacional válido para o país de destino, contemplando despesas relativas a eventuais problemas de saúde e transporte em caso de óbito no exterior.

Além disso, deverá assumir despesas relativas ao transporte de ida e de volta, gastos adicionais de cônjuges, dependentes ou eventuais acompanhantes, e dispor de verba financeira própria para suportar o período até receber o valor do auxílio. O não comparecimento em mais de 25% das atividades previstas na IES de destino são considerados abandono de curso.

Para informações institucionais do BRACOL entre em contato com a Paula Oliveira Pinheiro através do e-mail paulapinheiro@unipampa.edu.br.

Na aba Nós no Mundo é possível acessar as informações completas da mobilidade discente incoming através do mapa interativo de internacionalização.