O Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-México (BRAMEX) é uma iniciativa do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Associação Nacional de Universidades e Instituições de Ensino Superior do México (ANUIES), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP-MRE), e consiste na mobilidade semestral de estudantes de graduação, brasileiros e mexicanos, nas áreas de exatas, humanas e saúde.
O programa prevê benefícios como: isenções de taxas acadêmicas, auxílio com refeições, transporte e alojamento durante o período de estudos; acesso aos recursos e dependências da IES; acompanhamento da evolução dos estudos do aluno intercambista, bem como algumas ajudas opcionais, aplicáveis para brasileiros e mexicanos. Os créditos obtidos no intercâmbio devem ser reconhecidos na instituição de origem.
Os estudantes selecionados devem estar regularmente matriculado na IES de origem, ter cursado com aproveitamento ao menos 50% do curso, apresentar plano de estudos das disciplinas obrigatórias e optativas escolhidas para serem cursadas no exterior, possuir nível mínimo de conhecimento sobre o idioma que o permita acompanhar as aulas e arcar com os gastos relativos à obtenção de visto consular e seguro de saúde e acidentes, bem como outras despesas.
Para informações institucionais do BRAMEX entre em contato com a Paula Oliveira Pinheiro através do e-mail paulapinheiro@unipampa.edu.br.
Na aba Nós no Mundo é possível acessar as informações completas da mobilidade discente incoming através do mapa interativo de internacionalização.