NOSSA HISTÓRIA

A metade sul do Rio Grande do Sul vivenciou, ao longo da segunda metade do Século XX, baixíssimos indicadores socioeconômicos. Os municípios da região ficaram marcados pelo empobrecimento social, com problemas como saneamento básico, moradia, transporte, acesso à saúde, à educação, ao emprego e com a geração de renda. Esses fatores contribuíram para o êxodo rural e a migração regional.

A região foi marcada por baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH, PIB e IDEB). Uma nova universidade possibilitaria responder às demandas locais e produzir conhecimentos que pudessem extrapolar as barreiras da regionalização, lançando-a, cada vez mais, para outros territórios. Esses compromissos foram premissas para a escolha dos valores balizadores de uma nova instituição de ensino superior, na definição de sua missão e da sua visão de futuro.

Partindo desta perspectiva, em 22 de novembro de 2005 foi formado um consórcio universitário responsável pela implantação da nova universidade, mediante a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

As instituições componentes do consórcio foram responsáveis pela criação dos primeiros 30 (trinta) cursos de graduação. Coube à UFSM implantar os campi nas cidades de São Borja, Itaqui, Alegrete, Uruguaiana e São Gabriel e à UFPel os campi de Jaguarão, Bagé, Dom Pedrito, Caçapava do Sul e Santana do Livramento.

Em 11 de janeiro de 2008 foi oficialmente instituída a Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), através da Lei nº 11.640. Desde sua criação, a universidade foi direcionada para oportunizar acesso à educação superior pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, especialmente para as comunidades locais.

A UNIPAMPA nasceu com o compromisso de identificar os limites e as possibilidades inerentes ao seu contexto de inserção. Está focada na contribuição e no planejamento de ações para modificar a realidade local, considerando a preservação do bioma Pampa.

Assim é a atuação da Instituição nas atividades de gestão, nos cursos oferecidos, na construção e democratização do conhecimento, nas atividades de extensão, de desenvolvimento sustentável e de assistência refletem esse comprometimento. Os cursos oferecidos integram o esforço da Universidade em contribuir para o desenvolvimento da região.

Assista nosso vídeo institucional!