
O evento Viver em plenitude: compartilhando práticas e tecendo saberes decoloniais reunirá parceiros vinculados a universidades e movimentos populares de diferentes culturas e continentes desejosos por articular seus projetos interinstitucionais com a intenção de compartilhar formas de decolonizar o saber, o poder, o ser e o viver. A reunião entre diferentes grupos que atuam em diálogo “conversitário” e cooperação intercultural com movimentos populares (particularmente de indígenas, quilombolas, povos tradicionais, entre outros) potencializará projetos educacionais e de pesquisas decoloniais articulados com o protagonismo dos povos ancestrais na construção do Bem Viver.
O problema tematizado no colóquio focaliza os processos de reexistência das cosmologias do Bem Viver inerentes aos povos ancestrais, em contradição com o sistema mundo moderno-colonial. Ao longo de nossa busca por “aprender com os povos de raízes ancestrais a descolonizar a universidade”, entendemos que os processos de reexistência dos povos originários não se restringem à simples oposição formal à colonialidade imposta pelos processos políticos genocidas, etnicidas e epistemicidas. Compreendemos que tais comunidades se constituem como protagonistas singulares de culturas ancestrais. Nesta perspectiva, recriam e potencializam diferentes e complexas práticas e saberes, redimensionando os princípios epistêmicos e éticos que sustentam suas estratégias econômico-políticas, socioculturais, educacionais, ecológicas e espirituais.
É por reconhecer o protagonismo de todos os participantes desse acontecimento, que o encontro se organiza basicamente em Sessões de Conversação e Grupos de Trabalho. Essa dinâmica, ao promover a discussão de desafios e propostas de formação e de pesquisas interculturais, ensejará a criação de redes interinstitucionais de cooperação científica e educacional que consolidem caminhos de viver, conviver e gerar vida em plenitude.
A UNIPAMPA é parceira, mediante a participação da professora Jaqueline Quadrado, na SESSÃO DE CONVERSAÇÃO 1 – DESAFIOS E PERSPECTIVAS DECOLONIAIS PARA FORMAÇÃO E PESQUISA ORGÂNICAS AOS POVOS ORIGINÁRIOS: PROBLEMATIZAR E POTENCIALIZAR PONTOS DE VISTA ACADÊMICOS.
DATA DO EVENTO
8 de abril de 2024, 08h00 até 11 de abril de 2024, 22h00
On-line e presencial na Universidade Federal de Santa Catarina – Rua Roberto Sampaio Gonzaga, Trindade, Florianópolis – Santa Catarina
Inscrições abertas! O evento é gratuito!
https://doity.com.br/viver-em-plenitude-compartilhando-prticas-e-tecendo-saberes-decoloniais
