III Cine Debate: Errementari

Pacto satânico, vender a alma ao Diabo em troca de um desejo, daqui parte o enredo da película espanhola “Errementari: O Ferreiro e o Diabo” (2017), dirigido por Paul Urkijo Alijo. Baseada no folclore basco, a história de “terror” cômico apresenta um demônio bufo, típico das tradições populares. O filme aborda temas como o pecado, a culpa, o arrependimento, a representação do Inferno e a relatividade dos conceitos de bem e mal. Esta obra cinematográfica será reproduzida e apreciada no terceiro Cine Debate do Laboratório de Pesquisa e Estudo em História Medieval (LAPEHME).

Atualmente o Laboratório conta com o desenvolvimento de um TCC referente a construção medieval da imagem do demônio. No contexto desse estudo, o LAPEHME, através da obra cinematográfica, promove a aproximação com preceitos básicos da fé cristã, ainda hoje vigentes, mas que foram desenvolvidos e institucionalizados durante o período medieval (condenação, salvação, pecado, Diabo, culpa, perdão…).
Após a reprodução do filme, a obra será debatida pelos integrantes do Laboratório. A atividade está aberta a participação de todo público.

Cine Debate – 27 de Junho de 2019.
Horário: 15h.
Local: Unipampa/Jaguarão.
Sala: 312.

Textos base:
– Diabo, de Jean-Claude Schmitt, In. Dicionário Temático do Ocidente Medieval, Vol. I. EDUSC: Bauru, 2006, pp. 153-159.
– O Corpo do Demônio, de Sérgio Rizo, In. Revista Estética e Semiótica, Vol. 4, nº. 2, Jul/Dez 2014, pp. 42-68.

Ficha Técnica:
Ano de Lançamento: 2018.
Direção: Paul Urkijo Alijo
Elenco: Kandido Uranga, Uma Bracaglia, Eneko Sagardoy, Ramón Aguirre…
Gênero: Terror gótico/ fantasia
Nacionalidade: Espanha

Sinopse:
Baseada no folclore basco, a história se passa na Espanha do século XIX, durante a primeira Guerra Carlista. Em um pequeno povoado vive, completamente isolado, um ferreiro temido por todos, até mesmo pelo Diabo. Mergulhado em remorso e amargura o ferreiro cria seu inferno particular onde suplicia um demônio aprisionado.