A Nigéria personificada em personagens – Rafael Barbosa de Jesus Santana

A NIGÉRIA PERSONIFICADA EM PERSONAGENS: INTERPRETAÇÕES SOBRE O CONTEXTO NIGERIANO ATRAVÉS DAS(OS) PERSONAGENS DO ROMANCE HIBISCO ROXO, de Chimamanda Adichie

Neste mês de agosto, tive a felicidade de ler um dos melhores livros que já tive contato na vida, o Hibisco Roxo, da Chimamanda Ngozi Adichie. Para quem não a conhece (o que é um sacrilégio), Adichie é uma nigeriana, autora de diversos contos e romances, tendo suas obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Em seu primeiro livro, Hibisco Roxo, lançado no Brasil em 2011 pela editora Companhia das Letras, Adichie conta a história de uma família nigeriana bem sucedida, mas permeada de conflitos, a partir dos quais são apresentadas questões inerentes à(s) cultura(s) da Nigéria, bem como problemáticas ocasionadas pelo processo de colonização britânica ocorrido no país. Pode-se considerar que, em certa medida, os conflitos abordados no romance, tanto são do contexto geral da Nigéria, como da própria vivência de Adichie, que é filha de professor universitário e de administradora.

     O romance tem como personagens principais Eugene e Beatrice, pais de Kambili e Jaja, e Ifeoma (irmã de Eugene), mãe de Amaka, Obiora e Chima. Eugene, patriarca da família, dono de imóveis, automóveis e indústrias, ardorosamente cristão, é a personificação do espírito colonizador britânico. No decorrer do romance isso fica evidente, na medida em que Eugene preza pela utilização da língua inglesa, em detrimento da(s) língua(s) falada(s) na Nigéria:

Aquilo era um mau sinal. Papa quase nunca falava em igbo. E, embora Jaja e eu usássemos a língua com Mama quando estávamos em casa, ele não gostava que o fizéssemos em público. Precisávamos ser civilizados em público, ele nos dizia; precisávamos falar inglês. A irmã de Papa, tia Ifeoma, disse um dia que Papa era muito colonizado (ADICHIE, 2011, p. 49-50).

     Este personagem também realiza o papel de evangelizador dos dogmas cristãos, impondo a conversão e o cumprimento do modo de vida cristão católico, principalmente a seus familiares. Caso estes não seguissem o “caminho correto”, a violência física e mental era a resposta:

Não devia ver o pecado e caminhar na direção dele. Papa baixou a chaleira dentro da banheira e inclinou-a na direção dos meus pés. Derramou a água quente nos meus pés, lentamente, como se estivesse fazendo uma experiência e quisesse ver o que ia acontecer. Estava chorando, as lágrimas jorrando por seu rosto. Vi o vapor úmido antes de ver a água. Vi a água sair da chaleira, fluindo quase que em câmera lenta, fazendo um arco no ar até chegar aos meus pés. A dor do contato foi tão pura, tão escaldante, que não senti nada por um segundo. Então, comecei a gritar (ADICHIE, 2011, p. 319).

     Beatrice, Kambili e Jaja eram os principais afetados pelo temperamento de Eugene. Beatrice apanhava de seu marido, assim como os filhos, até certo ponto da narrativa, em que Kambili e Jaja começam a se aproximar de seus primos e de sua tia Ifeoma. Nesta ocasião, há um choque de vivências. Enquanto Kambili, uma garota de 15 anos completamente traumatizada pela violência de seu pai, se cala para a vida, Amaka, sua prima, é completamente destemida, corajosa e questionadora da realidade, assim como sua mãe. A personagem Kambili, na medida em que se define quando está em contato com sua prima e sua tia Ifeoma, torna-se a personificação de uma Nigéria que sofre com os abusos físicos e mentais de seu “pai”, a Inglaterra. Ao mesmo tempo, esta Nigéria, submetida às imposições religiosas, políticas e econômicas de seu “pai”, tem a imaginação prévia de como seria a liberdade, livre das “garras” britânicas, ao conviver com espíritos tão autônomos como Ifeoma, Amaka e Obiora.

     Papa Nnukwu, o avô de Kambili, em toda a narrativa demonstra já ser a Nigéria livre, pelo menos do ponto de vista religioso e econômico. Religioso, pois Papa Nnukwu mantinha suas crenças tradicionais inabaladas, mesmo com a pressão pela conversão vindo de Eugene: “Papa finalmente rezou pela conversão de nosso Papa Nnukwu, para que ele pudesse ser salvo do inferno” (ADICHIE, 2011, p.98); econômico, pois mesmo não tendo boa relação com seu filho, Papa Nnukwu conseguira viver, apesar de algumas dificuldades:

Papa jamais cumprimentava PapaNnukwu, jamais o visitava, mas mandava maços de nairas para ele por intermédio de Kevin ou de um dos membros da umunna. Maços mais finos do que aqueles que Kevin recebia de bônus de Natal. (ADICHIE, 2011, p.100)

     Se lermos novamente o parágrafo anterior e trocarmos o nome Eugene por Inglaterra, veremos que os personagens do romance Hibisco Roxo, podem ter sido utilizados como alegoria para abordar um contexto social bem mais complexo. Sendo intencional ou não, a interpretação é válida.

      Por fim, Ifeoma mostra-se como a figura que melhor evidencia uma sociedade nigeriana que ressignifica e subverte as imposições do colonizador. Uma personagem que mistura as práticas religiosas cristãs com as tradicionais nigerianas, que aponta para a não passividade dos nigerianos perante o colonialismo.

     Dito tudo isso, inferi que, enquanto realizei a leitura de Hibisco Roxo, seus personagens falavam mais do contexto nigeriano do que eu podia imaginar. Isso porque realizei uma leitura atenta, não simplista. Caso contrário, não conseguiria enxergar o que estava implícito nas palavras, nas frases, nas orações e no próprio modo de ser das(os) personagens.

 

Por: Rafael Barbosa de Jesus Santana