Sistema GURI recebe Registro de Programa de Computador

No dia 3/12, o Sistema GURI (Gestão Unificada de Recursos Institucionais), utilizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu o Certificado de Registro de Programa de Computador. O registro foi emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) após solicitação encaminhada pelos autores do programa através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), setor responsável pelo registro de toda propriedade intelectual da Unipampa.

De acordo com Guilherme Vaz Chiesa, administrador do NIT, o registro garante maior segurança jurídica ao detentor do programa em caso de demanda judicial para comprovar a sua autoria ou titularidade. Além disso, após o registro é possível ceder ou licenciar o programa para outras instituições que tenham interesse em utilizá-lo.

O Sistema GURI

O GURI – Gestão Unificada de Recursos Institucionais é um sistema modular desenvolvido para atender as necessidades de Gestão de Recursos Institucionais da Unipampa, sendo utilizado na informatização dos processos administrativos e acadêmicos da Universidade, com a possibilidade de aplicação em outras instituições. O sistema GURI atende o público interno da Unipampa, entre  alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados, e também possui funções direcionadas ao público externo, como funcionalidades de consulta de dados e participação em eventos e processos seletivos.

As funcionalidades do sistema GURI são separadas por módulos, que buscam atender às mais diversas demandas da Universidade. Atualmente, cerca de cinquenta módulos, que são sistemas menores, abrangem as áreas Administrativa e Acadêmica. Na área Administrativa, os módulos atendem setores como: Orçamento e Finanças, Recursos Materiais, Recursos Humanos, Frotas e Logística, Processos, Gestão, Restaurante Universitário, Catálogo de Serviços. Na área Acadêmica, o Sistema GURI apresenta funcionalidades direcionadas para alunos, professores, participantes de processos seletivos (incluindo SiSU/ENEM) e Gerenciamento de Eventos, assim como gestão de Pedidos de Livros e Extração de Dados para o Censo da Educação Superior.O GURI também possui outros serviços de integração com os demais sistemas da Unipampa e emissão de relatórios que servem como suporte à tomada de decisões na rotina dos mais diversos setores da instituição.

O sistema GURI foi criado em 11 de janeiro de 2008 e disponibilizado em 1º de outubro de 2012. O desenvolvimento do sistema conta com uma equipe formada por servidores e estagiários. Fazem parte do grupo os Diretores Diego Kreutz; Leonardo Pinho; Rafael Paris; Pierre Correa Martin e Piero Salaberri. O Docente Coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas (CODEV) da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Sam Devincenzi. Os Analistas Aline Pacheco Primão; Allan Sampaio Pires; André Luiz de Matos Camargo; Cristian Tales Bandeira; Cristian Assis Nunes; Daniel Biasoli; Guilherme da Costa Souza; Igor Antunes; Jairton Cortelini Dorneles; João Roberto Ricalde Gervásio; Josimar Sfreddo; Leonardo Fischer; Luis Guilherme Pires Moura; Marcio Vinissius Fernandes Furtado; Marcos Fagundes; Maria Elaine Leon; Patric da Silva Ribeiro; Paula Leonetti Palmam; Pedro Conrad Junior; Rafael Amorim; Ricardo Dora; Robson Romario de Oliveira Goncalves; Rogerio Bene; Sergio Antonio Martini Bortolin Junior; Talison Marafiga; Thiago Cassio Krug; Thiarles Soares Medeiros; Tiago Nonoai Flores Correa; Vitória Luz e Yusef Mahathma e os estagiários Adriano Gebert Gomes; Bruno Marcelo; Bruno Quevedo Vidal; Bruno Vicelli;Caroline Waschburger; Cristiane A. da Silva Conrad;Gean Trindade; Helison Réus Teixeira; Jean Rangel; Libero Rodrigues Carneiro e Rafhael Rodrigues Cunha.

Os servidores Caroline Costa Moraes, professora e Coordenadora do NIT, e Guilherme Vaz Chiesa, administrador do NIT são os responsáveis pelo encaminhamento do registro do sistema Guri junto ao INPI.