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I Encontro de Formação da CPPCA – Avaliação

I Encontro de formação da CPPCA Avaliação. Dia 19/05/22 das 13:45 às 16:00

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) promoveu o evento, no dia 19 de maio, por meio da Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (DPDA).  

O encontro, realizado de forma online, teve como principal objetivo comunicar as orientações para o processo de revisão dos formulários de avaliação A e B, conforme os Instrumentos de Avaliação/INEP de Cursos de Graduação Presencial e a Distância.

Também foi apresentado  aos participantes da CPPCA – Avaliação informações sobre as Avaliações, Exames e Indicadores da Educação Superior | Inep, a estrutura e os materiais disponibilizados no site da Prograd/avaliação de cursos (link externo), informativos sobre as visitas de avaliação in loco (presencial/virtual) em 2022 e a apresentação dos Instrumentos de avaliação de cursos e instituições (INEP) – autorização (link externo) e Reconhecimento/Renovação de Reconhecimento (link externo).

A Pró-Reitoria de Graduação e a Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação agradecem a colaboração e parceria de todos(as) para qualificar os processos  de avaliação!

Print da tela do Google Meet mostrando 20 participantes do I Encontro de Formação da CPPCA – Avaliação

O II Encontro de formação da CPPCA – Avaliação está agendado para o dia 23 de junho das 13h 45min às 16h.

II Workshop: Acessibilidade nos PPCs

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio do Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos (NPPC), promoveu, no dia 17 de março de 2022, o II Workshop: Acessibilidade nos Projetos Pedagógicos de Cursos. 

Participaram do evento os Coordenadores (as) de cursos titulares ou substitutos (as), membros do NDE, integrantes do NuDE, membros da CPPCA, integrantes do NInA/ADAFI, TAEs, Discentes (bolsista de gestão) e docentes de cursos da Universidade.

O encontro, realizado de forma online, foi conduzido pela Pedagoga do NPPC Daniele dos Anjos Schmitz, e teve como principal objetivo apresentar as orientações de acessibilidade para tornar os Projetos Pedagógicos de Cursos mais acessíveis, sendo utilizado o Template de PPC, nos programas Microsoft Word e  LibreOffice Writer, para demonstração da implementação dessas orientações. 

A Pedagoga Daniele reafirmou, neste II Workshop, a importância de pensarmos na inclusão e acessibilidade em todos os processos da Universidade, desde a criação de editais, chamadas, sites, conteúdos das páginas web, recursos pedagógicos digitais, enfim, toda comunicação deve estar acessível.

 

Para mais informações sobre inclusão e acessibilidade, acesse a página do Núcleo de Projetos Pedagógicos de Curso (link externo).

 

A Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos agradecem a colaboração e parceria de todos (as).

Print da tela do Google Meet mostrando 27 participantes
Print da tela do Google Meet mostrando 27 participantes do II Workshop Acessibilidade nos PPCs

I Workshop: Acessibilidade nos PPCs

No dia 28 de janeiro, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), por meio do Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos (NPPC), promoveu o I Workshop: Acessibilidade nos Projetos Pedagógicos de Cursos. 

O encontro, realizado de forma online, teve como principal objetivo  apresentar as orientações de acessibilidade para tornar os Projetos Pedagógicos de Cursos mais acessíveis, sendo utilizado o Template de PPC para demonstração da implementação dessas orientações.

Participaram do evento os Coordenadores (as) de cursos titulares ou substitutos (as), membros do NDE, integrantes do NuDE, membros da CPPCA, integrantes do NInA/ADAFI, TAEs e docentes de cursos da Universidade. 

A Pedagoga Daniele dos Anjos Schmitz, responsável pela condução do Workshop, destacou a importância de pensarmos na inclusão e acessibilidade em todos os processos da Universidade, desde a criação de editais, chamadas, sites, conteúdos das páginas web, recursos pedagógicos digitais, enfim, toda comunicação deve estar acessível.

A Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos agradecem a colaboração e parceria de todos (as).

Tela do Google Meet mostrando no centro a página Inclusão e Acessibilidade do site do NPPC e à direita doze quadrados mostrando participantes do workshop
Print da tela do Google Meet mostrando a página Inclusão e Acessibilidade e à direita, 12 participantes do I Workshop: Acessibilidade nos PPCs

 

Pint da tela do Meet mostrando as cinco organizadoras do Workshop
Print da tela do Google Meet mostrando as cinco organizadoras do Workshop, que representam a Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (DPDA) e o Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos (NPPC)

 

A próxima edição do Workshop: Acessibilidade nos PPCs está agendada para o dia 10 de março de 2022 das 14h às 16h. 

Mais informações sobre inclusão e acessibilidade podem ser encontradas na página do Núcleo de Projetos Pedagógicos de Curso (link externo).

II Encontro de Formação da Comissão de Projetos Pedagógicos de Cursos e Avaliação

A PROGRAD promoveu o II Encontro de Formação da Comissão de Projetos Pedagógicos de Cursos e Avaliação (CPPCA), realizado de forma online no dia 18 de novembro de 2021. A ação visou aprofundar os conhecimentos e compartilhar experiências do processo de análise de Projetos Pedagógicos de Cursos da UNIPAMPA.  

O encontro oportunizou, aos membros da CPPCA, momentos de diálogos sobre suas experiências no exercício de análise de PPC, esclarecendo de forma conjunta as dúvidas sobre o processo, bem como contribuiu para qualificar os documentos que orientam a análise dos projetos. 

A próxima etapa contemplará o processo de revisão de formulários de avaliação de cursos, com a participação dos integrantes da CPPCA que manifestaram interesse em colaborar também neste processo.

A Pró-Reitoria de Graduação, Divisão de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação e o Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos agradecem a colaboração e parceria de todos (as).

Tela do Google Meet mostrando 24 quadrados que representam os participantes da reunião
Print da tela do Google Meet com 24 participantes do II Encontro de Formação da CPPCA.

I Encontro de Formação da Comissão de Projetos Pedagógicos de Cursos e Avaliação

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) promoveu o I Encontro de Formação da Comissão de Projetos Pedagógicos de Cursos e Avaliação (CPPCA), no dia 16 de setembro de 2021. Realizado de forma online, teve como principal objetivo a apresentação e o estudo do Template de PPC, documento orientador na (re) elaboração dos PPCs dos cursos de graduação da universidade.

O Encontro também apresentou aos participantes da CPPCA informações sobre os processos de orientação aos cursos em tramitação no SEI, os novos prazos das DCNs, os materiais de apoio à elaboração de PPCs no site do Núcleo de PPCs, o espaço da CPPCA no Moodle, as orientações de acessibilidade (documentos atualizados) e informativos sobre a avaliação dos cursos de graduação da Unipampa.

Tela do Google Meet com 24 pessoas participando da reunião.
Print da tela do Google Meet com 24 participantes do I Encontro de Formação da CPPCA.

O II Encontro de formação da CPPCA está agendado para o dia 18 de novembro das 14h às 17h.

A Pró-Reitoria de Graduação e o Núcleo de Projetos Pedagógicos de Cursos agradecem a colaboração e parceria de todos (as).

 

II Encontro presencial da Comissão de Assessoria de Projetos Pedagógicos de Cursos

No intuito de prosseguir com o estudo, aprofundamento e sistematização de concepções e normatizações, a PROGRAD promoveu o II Encontro de Formação com a Comissão de Assessoria a Projetos Pedagógicos de Cursos (CAPPC) nos dias 24 e 25 de setembro de 2018.

A reunião, que aconteceu no campus Bagé da UNIPAMPA, teve o objetivo de constituir um espaço para revisão/organização do documento “Elementos do PPC” – para que o mesmo sirva como orientação para a escritura de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação na UNIPAMPA.

O encontro também visou aprofundar os estudos sobre regulação de EaD e Acessibilidade, respectivamente com a pedagoga Verônica Morales Antunes e com a professora Amélia Rota Bastos.

I Encontro Presencial da Comissão de Assessoria de Projetos Político-pedagógicos de Cursos

Como parte das ações que visam a melhoria contínua da qualidade no atendimento às demandas dos processos acadêmicos e pedagógicos da graduação, a PROGRAD promoveu o I Encontro de Formação com a Comissão de Assessoria de Projeto-pedagógicos de Cursos (CAPPC) nos dias 09 e 10 de agosto de 2018.

O evento, que aconteceu no campus Santana do Livramento da UNIPAMPA, teve o objetivo de constituir um espaço para estudo e aprofundamento de concepções, normatizações e legislações relativas à tessitura de Projetos Político-pedagógicos de Cursos de Graduação (PPCs) na UNIPAMPA.

O encontro visou especialmente estudo e reflexões diante da importância dos PPCs. Foi apresentado o Instrumento de Avaliação de Curso Presencial e a Distância – Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento (Inep) -2017 e suas implicações na (re) elaboração dos PPCs. O Encontro também aprofundou estudos sobre a regulação e a documentação, assim como estudou normativas utilizadas na elaboração de PPCs. Na tarde de sexta-feira, iniciou a proposição de novas diretrizes que irão orientar a elaboração e revisão dos PPCs na Instituição.

 

Da esquerda para a direita: Coordenadora de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Viviane Kanitz Gentil; Vice-reitor, Maurício Aires Vieira; Pró-reitora Adjunta de Graduação, Amélia Rota Borges de Bastos e Chefe da Divisão de Regulação e Avaliação, Lisete Funari Dias na abertura do I Encontro Presencial CAPPC.

 

Membros da Comissão de Assessoria de PPCs da UNIPAMPA.

Com informações da Coordenadoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação.

08 de maio é a data limite para envio de PPCs à Divisão de Planejamento e Desenvolvimento

Conforme o Calendário Acadêmico da UNIPAMPA, 08 de maio de 2018 é a data limite para o envio de Projetos Pedagógicos à Divisão de Planejamento e Desenvolvimento (DPD) com propostas de alterações referentes à nomenclatura, número de vagas, turno e tempo de integralização do curso de graduação a serem implementadas em 2019/1.

É importante observar que, antes de 08 de maio de 2018, os PPCs precisam ser analisados e aprovados pela Comissão Local de Ensino do Campus.

Os documentos que comporão o processo a ser encaminhados a essa Divisão, por memorando, são: o Projeto Pedagógico (em formato Word ou ODT e PDF), o Formulário de Análise (com o Parecer 1) e a Ata de Aprovação pela  Comissão Local de Ensino do Campus.

À medida que os Projetos Pedagógicos são recebidos pela DPD, entram na ordem de trabalhos de análise.

Dando continuidade ao trâmite do processo, a DPD analisa e emite o Parecer 2, e se o PPC estiver adequado à legislação e normativas institucionais, será encaminhado às instâncias superiores da Instituição.

No link “Arquivos Úteis à Elaboração de PPCs”, os NDEs e Comissões de Curso podem acessar documentos importantes para a elaboração dos projetos.

Ministério da Educação publica documento de orientação para implementação das novas Diretrizes das licenciaturas em relação às técnicas de ensino

O Ministério da Educação publica, no dia 12 de maio de 2016, documento orientador sobre questões relativas à Didática, Metodologias e Práticas de Ensino a fim de auxiliar os cursos de licenciaturas na revisão de seus currículos, qualificar a formação de professores para a Educação Básica e implementar a Resolução CNE/CP nº 02/2015.

Para visualizar a notícia na página do MEC, clique aqui.

Orientações para cursos de Formação de Professores nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino – Documento-base SEB/MEC

Minuta da Resolução sobre inclusão de temáticas transversais nos PPCs

A equipe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento da PROGRAD está construindo, desde princípios de 2016, documento que disporá a inclusão de temáticas transversais nos PPCs dos cursos de graduação da UNIPAMPA.

Os temas transversais em discussão e que necessitam atenção nas atividades curriculares dos projetos de curso são:

  • Educação em Direitos Humanos;
  • Educação das Relações Étnico-Raciais;
  • Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena;
  • Educação Ambiental;
  • Educação para o respeito às diversidades de gênero, sexual, faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, entre outras.

Este documentos será discutido com a comunidade acadêmica, sendo encaminhado para discussão em cada unidade universitária que compõe a UNIPAMPA.