Projetos | Projeto de Extensão Observa Pampa

Projetos

São Borja

Projeto de extensão PampaStock: Cevando o rock na fronteira

O projeto de extensão PampaStock: Cevando o rock na Fronteira, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) teve seu início no ano de 2010 fruto da CCCG1 Sociologia do Rock, do curso de Publicidade e Propaganda. Tem por objetivo a reflexão e a construção de conhecimento sobre a relação do rock, entendido duplamente como uma manifestação cultural e como uma atitude de vida perante o mundo e a sociedade, compreendida como a articulação das interações humanas em determinadas configurações da realidade, que por sua vez está em constante movimento. O Pampastock é desenvolvido com colaboradores espontâneos em conjunto com os dez campus UNIPAMPA e em conjunto com o componente curricular complementar de Sociologia do Rock.

Projetos e Programas Culturais

Bricão Cultural, Caravana Cultural, Cinema vai ao povo, Circuito das artes, Concerto de primavera, Dia da cultura, Dia do escritor, Festival de bandas escolares, Feira do livro, Gaitaço missioneiro, Música nas escolas, Música no museu, Pagode no cais, Semana dos museus, Seminário Cultura e Memória, Vozes natalinas, Valorização dos escritores da terra.

Alegrete

Programas Culturais

Reculuta, Chama Crioula, Desfile da Semana Farroupilha, Campereada Internacional, Concursos de CTGs e DTGs, Piquetes, Semana da Paz, Exposição Feira de Alegrete, Artesanato, Penca dos Carlesso, Flamenguinho (evento internacional de futebol).

Itaqui

Programas Culturais

Festival da Casilha da Canção Farrapa, Semana Farroupilha, Festival Itaquiense de Teatro Amador, Semana Gospel, Semana de Itaqui, Chama Crioula, Carnaval e Dança Comigo Itaqui.

Manoel Viana 

Projetos Culturais

Natal pela Paz, Carnaval de Praia, Festival de Invernadas Arte e Tradição, Rio em Rimas Cidade de Manoel Viana, Chama Crioula, Feira do Livro, Ciranda Cultural de Prendas, Gaitaço Municipal.

Santa Margarida do Sul

Programas Culturais

Feira Agro – Pecuária, Carnaval de Rua, CANTARTE, Flete da Canção Gaúcha, Torneio de Futebol, Campeonato de bocha, entre outros.

Santana do Livramento

Programas Culturais

Fronteira em Dança, Armazém Literário.

São Gabriel

Projetos Culturais

Estância da Canção Gaúcha: Foi criada em 1993 e ganhou projeção estadual a partir da sua quinta edição, em 1998. O festival revelou toda uma safra de intérpretes nativistas de São Gabriel e região para todo o país, como Jean Kirchoff, Ita Cunha, Edilberto Bérgamo, Rogério Vijjagran e a consagrada dupla César Oliveira & Rogério Mello, vencedores do Prêmio TIM de Música Brasileira de 2008, na categoria Dupla Regional, e também compositores como os falecidos Gaspar Machado e Edilberto Teixeira, e os poetas Igor Silveira, Paulo Ricardo Saavedra e Francisco Luçardo. O projeto da Estância da Canção Gaúcha é aprovada pela lei Rouanet.