Prof. Paulo César Comassetto de Aguirre

About me

Currently, I am a Professor at Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Alegrete, Brazil. I received the B. Eng. degree in Electrical Engineering from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Brazil, in 2011 and the M.Sc. and Ph.D. degrees in Electrical Engineering from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brazil, in 2014 and 2019, respectively. From 2018 to 2019 I was a visiting Ph.D. researcher at the Integrated  Microsystems Laboratory of the Università degli Studi di Pavia.

My primary research areas include the field of analog and mixed-signal integrated circuits with a focus on the design of analog filters, data converters, and low-voltage analog circuits for instrumentation and communication applications.

My CV Lattes with a detailed list of publications and projects (only in Portuguese) can be accessed at Lattes.

Seleção de Bolsista – PDA 2021

Descrição simplificada das atividades da bolsa: A tarefa do bolsista será projetar e validar uma biblioteca de portas lógicas CMOS de baixa tensão (0,4-0,5V). A validação será efetuada pela síntese lógica de um circuito DWA (dynamic element matching) empregado no controle de um conversor digital-analógico (DAC) usado na realimentação de um ADC Sigma-Delta. Salienta-se que essa biblioteca também poderá ser empregada nos demais projetos de circuitos de sinais mistos de baixa tensão que estão sendo desenvolvidos no grupo de pesquisa GAMA.

Tipo de bolsa: PDA 2021 – 12h/semana (maio-dezembro de 2021)

Requisitos: Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Elétrica ou Engenharia de Telecomunicações.

Preferência: Estar cursando ou já ter cursado a disciplina de Eletrônica Básica.

Seleção do bolsista: A seleção do bolsista ser dará por análise de currículo (30%), análise da experiência do aluno na área de eletrônica integrada (40%) e entrevista (30%).

Inscrições: Os alunos interessados devem enviar um e-mail para pauloaguirre@unipampa.edu.br contendo:

1) Currículo escolar.
2) Breve descrição da experiência prévia do aluno na área de eletrônica integrada.
3) Breve motivação para trabalhar neste projeto de pesquisa.

Data da entrevista: Segunda-feira (03/05/2021) às 09:00 horas.

Divulgação do Resultado Final por e-mail aos candidatos: 03/05/2021 à partir das 13:30h.

Seleção de Bolsista – PIBITI-FAPERGS 2020

Descrição simplificada das atividades da bolsa: O aluno bolsista será o responsável pro avaliar o emprego de quantizadores multi-bit em ADCs do tipo Sigma-Delta de baixa tensão. Após esta avaliação o aluno irá desenvolver um quantizador de 3-bits do tipo flash em tecnologia CMOS para operação com baixa tensão de alimentação (< 1V). Ao longo do trabalho, o aluno deverá avaliar e propor uma topologia de comparador diferencial de diferenças com baixo consumo de energia e baixo offset de entrada. Nesta etapa o aluno irá desenvolver modelos de alto-nível do ADC flash, e após, efetuará o projeto em nível de esquemático e leiaute em tecnologia CMOS de 180 nm.

Requisitos: Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Elétrica ou Engenharia de Telecomunicações.

Preferência: Estar cursando ou já ter cursado a disciplina de Eletrônica Básica.

Seleção do bolsista: A seleção do bolsista ser dará por análise de currículo, análise da experiência do aluno na área de eletrônica integrada e entrevista.

Inscrições: Os alunos interessados devem enviar um e-mail até as 12:00 horas do dia 22/06/2020 (segunda-feira) para pauloaguirre@unipampa.edu.br contendo:

1) Currículo escolar.
2) Breve descrição da experiência prévia do aluno na área de eletrônica.
3) Breve motivação para trabalhar neste projeto de pesquisa.

Data da entrevista: Segunda-feira (22/06/2020) às 14 horas.