Projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa Pedra, papel e tesoura: jogos de letramento é fruto das reflexões desenvolvidas ao longo das oficinas de leitura e produção textual do projeto de extensão Laboratório de letramentos alternativos. Durante as oficinas cartoneras realizadas em 2017, coordenador e componentes da equipe executora identificaram a necessidade de realizar encontros para investigar os princípios que norteavam o planejamento das oficinas bem como para testar de modo metódico as ferramentas pedagógicas elaboradas. Para contribuir com tais reflexões, o projeto Pedra, papel e tesoura: jogos de letramento tem como objetivo investigar os efeitos dos dispositivos lúdicos nas práticas de letramento presentes na comunidade local.
Esta investigação, seguirá uma metodologia de pesquisa-ação, na qual serão desenvolvidos: (I) pesquisa bibliográfica e reflexão conceitual; (II) etnografias das práticas de letramento em espaços educativos; (II) planejamento de intervenções; (III) intervenções em espaços escolares e não-escolares e (IV) avaliação reflexiva das intervenções.
Esta sequência investigativa permitirá uma aproximação entre as ferramentas conceituais desenvolvidas pelos Novos Estudos de Letramento (HEATH, 1982; STREET, 2010; 2014; KLEIMAN 1995, 2000) e uma diferentes abordagens a respeito do jogo e de suas potencialidades (LARROSA, 2004; HUIZINGA, 1999; VYGOTSKY, 2007).
A partir de uma compreensão do jogo e das práticas de letramento enquanto fenômenos socioculturais localizados, será possível elaborar dispositivos para intervenções ludopedagógicas em em diferentes espaços comunitários. Por meio destas intervenções poderemos retornar à questão central do projeto: é possível ler como quem joga?
O projeto integra a linha de pesquisa Linguagem e Docência do Grupo de Pesquisa Linguagens e Línguas de Fronteira, cadastrado no CNPq.