INCUBAÇÃO | PET Produção e Política Cultural

INCUBAÇÃO

OPORTUNIDADE PARA APOIO A ARTISTAS E PROJETOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS DE JAGUARÃO

O grupo PET Produção e Política Cultural, está abrindo chamado para projeto de Incubação. O projeto é destinado a artistas, grupos e coletivos artísticos ou culturais da cidade de Jaguarão que poderão receber apoio na área de produção cultural durante os meses de agosto a dezembro. O grupo PET PPC estará disponível para realização de reuniões para orientações sobre organização de material, curadoria, preparação para editais, também poderá ministrar ou promover oficinas e minicursos e ajudar na preparação de produtos, realização de marketing digital entre outras possibilidades, todas realizadas de maneira remota.
As inscrições serão realizadas até dia 4 de agosto, e os interessados deverão enviar email para petppc@unipampa.edu.br com pequeno histórico ou biografia de sua atividade e apontando necessidades que possam receber apoio do grupo PET PPC.
Serão escolhidos até 3 artistas, grupo ou coletivos. Mais informações e acesso a chamada em nossa página sites.unipampa.edu.br/petppc ou através do mesmo email petppc@unipampa.edu.br

ABAIXO O REGULAMENTO

Convite a artistas, grupos artísticos, coletivos e projetos culturais
da cidade de Jaguarão
Projeto incubação PET PPC
REGULAMENTO

O que é

O projeto de incubação PET PPC visa selecionar 3 projetos culturais e/ou artísticos para receberem apoio conceitual, prático e/ou estrutural em formato de orientação, oficinas e minicursos que serão direcionados aos projetos escolhidos.
Utilizando os moldes de incubadora, o grupo PET PPC (Programa de educação Tutorial do curso de Produção e Política Cultural da Unipampa) vai disponibilizar seu grupo para apoiar ações, projetos e eventos na área cultural e artística. Assim, através da proposta apresentada nas inscrições e de reuniões realizadas entre os selecionados e o grupo PET, serão pensadas ações com a finalidade de apoiar intelectualmente o projeto, realizando formação, minicursos e oficinas, bem como é possível a realização de planejamento relacionado às diversas fases de um projeto e que envolvem pré-produção e produção.
Entre as possibilidades de apoio, destacamos:
• Ajuda na organização burocrática e legal de constituição dos artistas e grupos;
• Ações que visem a melhor realização de processo criativo;
• Curadoria em obras artísticas relacionadas com o projeto ou grupo ou indivíduo selecionado;
• Orientação na escrita de editais específicos ou na construção de propostas para futuros editais, incluindo orientação quanto a documentos;
• Ajuda na elaboração de apresentações escritas, visuais e orais para captação de recursos;
• Colaboração na criação de estratégias de marketing, trabalho com redes sociais e produção de peças de divulgação;
• Orientação na organização e planejamento de eventos e na criação de produtos culturais e artísticos.

Quem pode participar
Podem solicitar participação no Projeto de Incubação PET PPC, artistas individuais ou organizados em grupo; grupos, coletivos e outras reuniões de artistas; ou mesmo projetos que tenham em sua autoria diferentes grupos e organizações com finalidade artística ou cultural da cidade de Jaguarão.
Quando o proponente for apenas uma pessoa, ela precisa residir em Jaguarão. No caso de mais de uma pessoa envolvida na candidatura à incubação, pelo menos uma delas precisa ser residente em Jaguarão.

Seleção

A seleção será realizada pelo grupo PET PPC levando em consideração as necessidades do projeto e as possibilidades de colaboração do grupo PET PPC.
Ressaltamos que não há apoio material ou financeiro aos projetos, apenas orientação conceitual, de formação, e apoio organizacional.
Projetos voltados às crianças, idosos e comunidades de Jaguarão serão privilegiados no momento da seleção.

Cronograma

O projeto de Incubação PET PPC será realizado de Agosto a Dezembro de 2021, com possibilidade de extensão até final de fevereiro de 2022, respeitando os momentos de férias e recesso do calendário de graduação da Unipampa e do grupo PET PPC.

Como se inscrever

Para que o projeto de incubação PET PPC possa conhecer e selecionar os participantes é preciso que as propostas enviadas contenham as seguintes informações acerca do projeto: Nome, resumo da atuação; participantes envolvidos e em caso de projetos já em execução um breve relato das ações realizadas, bem como os resultados obtidos. Após essa contextualização os interessados devem escrever em no máximo 1 página as necessidades das quais precisam de apoio, a escrita deve ser objetiva.
O projeto de incubação está voltado para realizar as ações de apoio descritas anteriormente, mas caso exista uma necessidade que não esteja especificada na lista é importante salientar mesmo assim no texto, pois durante a análise o grupo poderá verificar a possibilidade de adaptação.
Todas informações acima relatadas devem ser enviadas em um único arquivo, de preferência em formato PDF, mas podendo ser qualquer outro formato de texto para o e-mail petppc@unipampa.edu.br
O arquivo deve ser nomeado com o nome do projeto, as informações para contato devem ser enviadas no corpo do e-mail.

 

############################################################################

Histórico do projeto

O projeto é fruto de período de ações que envolveram pesquisa de campo, entrevistas, webnários, relato de experiências e participação em cursos e leituras teóricas.

A partir de setembro de 2019, o grupo passou a pesquisar e discutir sobre a implementação de uma incubadora cultural no curso de Produção e Política Cultural.

Em 2019 e 2020 foi período de pesquisas e entrevistas. No final de 2020 o evento Interligando Conhecimentos. Naquele momento, os próprios bolsistas e ex-bolsistas do PET PPC compartilharam suas pesquisas, experiências e formações na área de Incubadora, economia solidária e extensão.

Em 2021 fizemos um encontro com Emerson Rizzatti, coordenador do PAMPATEC, a Incubadora Tecnológica da Unipampa.

A partir dessas pesquisas, estudos e atividades, o grupo PET apresenta, no segundo semestre de 2021, projeto que experimenta o formato de incubação.