Alfabetização – Jaguarão

Subprojeto

  • Pedagogia- Arroio Grande/RS – Jaguarão/RS

Coordenadores:

  • Prof. Dr. Everton Ferrer Oliveira
  • Prof.ª Dr.ª Patrícia dos Santos Moura
  • Prof.ª Dr.ª Juliana Brandão Machado
  • Prof.ª Dr.ª Silvana Maria Aranda

Supervisoras:

Professora Dynara Martinez Silveira – Escola Municipal de Ensino Fundamental General Antônio Sampaio – Jaguarão/ RS

Professora Lucimara Chaves Pintos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pagliane – Jaguarão/ RS

Professora Marlete Nunes Gomes Beiró – Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart – Jaguarão/ RS

Objetivos  Específicos do Subprojeto:

• Propiciar o estudo das teorias da alfabetização que se fundamentam nas ciências cognitivas.

• Promover o entendimento dos significados de alfabetização, literacia e numeracia.

• Elaborar estratégias didático pedagógicas que envolvam a leitura, a escrita e o pensamento matemático.

• Compreender o 1º ano do ensino fundamental como o momento da alfabetização.

• Perceber a etapa da Educação Infantil como precursora de práticas de literacia e de reflexão sobre a língua escrita, bem como de numeracia.

•Valorizar as práticas alfabetizadoras.

• Oportunizar a participação de discentes de iniciação à docência em experiências pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.

• Estimular a escuta atenta e problematizadora dos supervisores.

• Contribuir para a superação de problemas de ensino e aprendizagem identificados nas classes de alfabetização.

• Desenvolver a autonomia dos discentes de iniciação à docência e supervisores.

• Aperfeiçoar as habilidades de leitura, de escrita e de fala dos licenciandos.

• Desenvolver ações nos diferentes espaços escolares e em outros espaços formativos.

• Fomentar o estudo de documentos oficiais importantes na área da alfabetização, como a Política Nacional de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular.

• Produzir portfólio das atividades realizadas e das experiências vivenciadas no âmbito do subprojeto.

• Promover o conhecimento e a reflexão sobre as metas 5 e 9 do Plano Nacional de Educação.

• Compreender a alfabetização como mola propulsora da cidadania.

• Promover a percepção da influência das atividades motoras e artísticas no desenvolvimento da linguagem oral e na reflexão sobre a escrita, desde a primeira infância.

• Planejar e executar ações articuladas com o núcleo do Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia.