Apresentação

    O projeto institucional da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) submetido ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Edital 02/2020 CAPES/MEC contempla dezesseis (16) licenciaturas presenciais da instituição. Essas licenciaturas estão distribuídas em oito (08) campi, sediados nos municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana, situados na metade sul e sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul. A proposta prevê 10 núcleos de iniciação à docência, organizados em seis (6) subprojetos de áreas prioritárias e quatro (04) subprojetos de áreas gerais, atendendo a proporção de 60% de cotas para áreas prioritárias e 40% de cotas para áreas gerais. As áreas prioritárias contempladas no projeto institucional são Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Química, Letras e Matemática. As áreas gerais contempladas são Filosofia, História, Educação do Campo, Educação Física, Língua Espanhola e Música.

    O número de cotas de bolsas de iniciação à docência pleiteadas é de duzentos e quarenta (240), apresentando como contrapartida, a inclusão de 60 licenciandos de iniciação à docência sem bolsa. Nove dos dez núcleos preveem um coordenador de área com bolsa e, no mínimo, um coordenador de área sem bolsa. Além de promover ações em escolas dos municípios que sediam os oito campi, é prevista a imersão de discentes das licenciaturas em escolas dos municípios de Arroio Grande, Candiota, Santa Margarida do Sul e Sant’Ana do Livramento.

    Com a experiência adquirida no desenvolvimento de projetos institucionais do PIBID desde 2009, a UNIPAMPA busca nesta nova edição (2020-2021) articular as propostas dos núcleos e subprojetos aos princípios e fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e tornar ainda mais presente e inovador, em escolas públicas municipais, estaduais e federais da sua região de abrangência, o trabalho de formação inicial de professores.

    Atendendo aos seis (06) objetivos do Programa, este projeto institucional busca incorporar os cinco (05) princípios e as nove (09) características da iniciação à docência em suas metas e estratégias de desenvolvimento. Atendendo ao disposto no artigo 4º da Resolução 02/2019, este projeto institucional prevê que os licenciandos desenvolvam competências específicas relativas a três dimensões fundamentais da docência:

(i) o conhecimento profissional;

(ii) a prática profissional;

(iii) o engajamento profissional.

    Desse modo, serão realizados esforços para que a participação dos licenciandos no PIBID contribua para o seu conhecimento profissional, demonstrando:

(i) domínio dos objetos de conhecimento previstos na Base Nacional Comum Curricular e o saber sobre como ensiná-los;

(ii) conhecimento sobre os estudantes de escolas públicas e sobre como eles aprendem;

(iii) conhecimento sobre o contexto de vida dos estudantes;

(iv) conhecimento sobre a estrutura e a governança dos sistemas educacionais.

    Este projeto prevê doze (12) ações para a institucionalização e valorização da formação de professores na UNIPAMPA e tem como expectativa de que a inserção do PIBID nas escolas-campo contribuirá para:

(i) inserir novos aportes teóricos no trabalho docente realizado nas escolas;

(ii) inserir metodologias de ensino inovadoras no cotidiano escolar;

(iii) atualizar o uso de tecnologias próprias para melhorar a aprendizagem;

(iv) ampliar o interesse dos estudantes da Educação Básica por seguir a carreira docente;

(v) renovar o entusiasmo dos professores das escolas pelo aprofundamento teórico e a incorporação de novas metodologias em suas práticas pedagógicas.

    O acompanhamento das atividades dos subprojetos será realizado por meio do registro das ações empreendidas em portal institucional e pela realização de webconferências com os coordenadores de área (com e sem bolsa) para troca de informações e esclarecimentos de dúvidas, além de visitas às sedes (campus) dos núcleos e subprojetos para conhecer as condições de trabalho dos docentes e licenciandos participantes do PIBID.

    A avaliação das atividades será realizada por meio de consultas semestrais sobre a transparência das informações, esclarecimento de dúvidas, resolução de eventuais conflitos e atendimento às demandas dos núcleos e subprojetos, bem como um levantamento semestral das ações registradas no portal institucional para avaliar sua conformidade com os objetivos propostos pelo projeto institucional e pelos projetos de cada núcleo e subprojeto. Além disso, a UNIPAMPA assume os compromissos de designar um servidor técnico para auxiliar na gestão administrativa do projeto e de reconhecer, aos licenciandos de iniciação à docência, as horas dedicadas ao programa como aproveitamento de crédito no curso em que estão matriculados.

    Destaca-se que a UNIPAMPA possui colegiado, com membros representantes das redes municipais e estaduais de ensino, para a articulação dos cursos de licenciatura e de seus programas de formação de professores.