Arquivo da tag: PIBID

Pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa participaram do 7º Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul (campus Bagé)

No dia 6 de dezembro de 2023, as pibidianas do subprojeto de Língua Portuguesa Aline Nunes, Érica Barbosa, Iasmin Trindade e Júlia Alves representaram os bolsistas no 7º ENCIF – Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul (campus Bagé). O evento tem como objetivo promover e incentivar a divulgação de trabalhos de iniciação científica, ensino, extensão e inovação tecnológica de diferentes redes de ensino (municipal, estadual, particular e universidades). Na ocasião, foram apresentados trabalhos desenvolvidos a partir de estudos do grupo e de atividades de ensino-aprendizagem aplicadas nas escolas integrantes do Programa.

Pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa (Bagé) participaram do 15º SIEPE, na cidade de Caçapava do Sul

Nos dias 28 e 30 de novembro de 2023, os pibidianos participaram do 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) que ocorreu na cidade de Caçapava do Sul. No momento oportuno, os bolsistas apresentaram trabalhos nas modalidades de pôster e apresentação oral. O evento, renomado por seu engajamento acadêmico, possibilitou aos bolsistas compartilharem suas pesquisas e experiências, conhecerem estudantes de outras instituições e receberem feedback construtivo de profissionais em suas áreas de estudo.

Retorno às Aulas nas Escolas Joaquim Caetano da Silva e General Antonio de Sampaio

        O retorno das aulas nas escolas Joaquim Caetano da Silva e General Antonio de Sampaio em março de 2024, marcou um momento significativo para a comunidade escolar, especialmente para os pibidianos envolvidos no programa de alfabetição que atuam nessas instituições. Assim, a retomada das atividades presenciais foi recebida com entusiasmo tanto por educadores quanto por estudantes, proporcionando uma oportunidade valiosa para os pibidianos de conhecerem os novos alunos que vivenciavam seu primeiro dia de aula.

 

Unindo Laços e Celebrando Conquistas

No dia 13 de dezembro, realizou-se a confraternização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na residência da Supervisora Dynara. Esse encontro foi marcado por um ambiente de partilha de memórias e expressões de gratidão em relação ao desenvolvimento dos pibidianos na arte de ensinar em sala de aula. Sendo um momento tocante, que também destacou a forte conexão estabelecida entre todos ao longo desse período.

 

Partipação dos pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa, na XI gincana do IFSul

No dia 20 de outubro de 2023, ocorreu a XI edição da gincana IFSUL no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, campus Bagé. Durante o evento, os bolsistas do projeto de iniciação à docência – PIBID, propuseram aos estudantes uma “Batalha Naval da Variação Linguística”. Para isso, cada grupo representado por uma cor, precisou escolher um colega para participar da atividade. Em seguida, um aluno(a) por vez pôde escolher um balão, que continha perguntas (cada uma com uma pontuação), bombas (que eliminavam o participante da atividade) e um bilhete contendo a palavra “Sorte” (com a maior pontuação da batalha). Desse modo, o aluno que obtivesse a maior pontuação vencia a atividade.

Vale mencionar que o evento teve a duração de 3 dias, iniciando em 19 de outubro com uma abertura realizada pelos alunos(as) da instituição e encerrando em 21 de outubro com um show de talentos e a exibição de curtas produzidos pelas turmas.

Pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa (Bagé) participaram do Intrapibid & RP

No dia 06 de outubro de 2023, ocorreu o evento Intrapibid & RP na Universidade Federal do Pampa (Campus Bagé). No momento oportuno, os bolsistas dos projetos PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e RP tiveram a oportunidade de participar como ouvintes de palestras e minicursos ao longo da programação.

Além disso, o evento teve como objetivo promover a socialização entre os discentes, bem como fomentar a reflexão e a troca de experiências no contexto das políticas públicas na formação inicial de professores. Finalmente, pode-se mencionar que os alunos participaram de maneira efetiva do evento, relatando suas vivências e sobre a oportunidade de contribuir com a educação pública e de qualidade.

Partipação dos pibidianos do núcleo de Língua Portuguesa (Bagé), no 1° Conecta Profissões da escola Espírito Santo

Na manhã do dia 30 de setembro de 2023, os pibidianos do curso de Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa participaram do 1° Conecta Profissões que aconteceu na escola Espírito Santo da cidade de Bagé. Na ocasião, os bolsistas, juntamente com outros programas e projetos oferecidos pelo curso, tiveram a oportunidade de apresentar o curso, o programa, as escolas onde são desenvolvidas as atividades e a Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé.  Além disso, os discentes tiveram a oportunidade de promover, de forma lúdica, conhecimentos sobre variação linguística por meio de dois painéis contendo as mesmas imagens e palavras correspondentes a elas, mas pertencendo a outros dialetos.

Compartilhando saberes: a presença das bolsistas do programa PIBID Alfabetização na 15ª edição do SIEPE

   A 15ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Unipampa, ocorrida em Caçapava do Sul de 28 a 30 de novembro de 2023, destacou-se pelo tema inovador “Ciência, Geodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”. Este evento reuniu acadêmicos e pesquisadores para debater a importância da ciência no contexto de retomada do convívio social e a relevância da Geodiversidade e do Desenvolvimento Sustentável do bioma Pampa. Logo, as pibidianas da Unipampa Jaguarão, participantes do PIBID Alfabetização sob a coordenação da professora Patrícia Moura, marcaram presença como comunicadoras, apresentando resultados de pesquisa em formatos variados, incluindo exposição oral no dia 28/11 e banners no dia 29/11. Foi uma oportunidade única para as alunas que tiveram uma experiência de troca de saberes com diferentes pesquisadores.

PIBID ALFABETIZAÇÃO NA FEIRA DO LIVRO DE JAGUARÃO

   No dia 26/11 as bolsistas do PIBID ALFABETIZAÇÃO apresentaram os jogos didáticos desenvolvidos com as crianças nas escolas-campo. O foco do subprojeto sempre foi partir da leitura de um texto antes de trabalhar a sistematização do sistema de escrita alfabética através de jogos didáticos. No estande reservado para a Unipampa na Feira do Livro de Jaguarão, foram apresentados alguns desses jogos e materiais de leitura. As bolsistas estavam disponíveis para explicarem os objetivos de cada atividade e o seu procedimento. Foi um momento de socialização bem importante para o nosso grupo.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS DA OBRA DE MAGDA SOARES: ALFALETRAR

  O Suprojeto Pedagogia vem ao longo do ano de 2023 realizando Seminários sobre a obra “ALFALETRAR: toda criança pode aprender a ler e a escrever”, de autoria de Magda Soares. O objetivo do seminário era o aprofundamento teórico de conceitos como alfabetização, letramento, consciência fonológica, leitura e produção de textos no primeiro ciclo do ensino fundamental. Esta foi a última grande obra de Magda Soares, lançada no ano de 2020. Cada trio de bolsistas ficou responsável por um capítulo, o qual foi apresentado nas reuniões semanais. Foram momentos de muita aprendizagem e de planejamento de ações futuras para os planos de aula que foram desenvolvidos nas escolas-campo.