Discussão antes da Prática – Sub Projeto Educação Física

Nos meses de Abril e Maio foram destinados para discussão de textos e livros que fizessem com que o bolsista PIBID refletisse o verdadeiro papel da Educação Física e suas especificidades.
O primeiro texto discutido foi artigo “Educação Física e a Ciência, qual ciência?” onde o autor Wilson do Carmo Junior, nos traz com sensatez o real valor da Educação Física, que foi concedida uma prerrogativa de investigação que poderia ser caracterizada como ciência. Contudo, todo fenômeno a ser investigado, dos seus objetos à sua identidade, ultrapassam os limites dos conceitos conhecidos na tradição e do conceito de ciência contemporânea.
Seguimos as discussões, foi refletido sobre o texto “Técnicas Corporais” fragmento retirado do livro As Técnicas Corporais de Marcel Mauss onde ele separa o ensino em técnico e educativo, em que aborda a especificidade das técnicas de cada modalidade, algo que constatamos pela forma de trabalhar que o conjunto das diversas aprendizagens podem ser utilizadas para o desempenho de diferentes modalidades esportivas.