PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA PROMOVE OFICINA DE LUTAS

No dia 22 de setembro os alunos e alunas do 6º e 7º anos da EMEF do Complexo Elvira Ceratti – CAIC, de Uruguaiana, participaram da Oficina de Lutas promovida pelo PIBID Educação Física no Campus Uruguaiana da Unipampa.

whatsapp-image-2016-11-07-at-18-32-32

A Oficina de Lutas oportunizou as crianças a vivência de diferentes estilos de lutas como o Tai Chi Chuan, o Boxe e a Capoeira.

Com o intuito de ampliar as vivências destes alunos e alunas, as atividades foram divididas em momentos ao ar livre e momentos na sala de lutas.

Na sala de lutas foram realizadas a oficina de Boxe.

E também a oficina de Capoeira.

Ao ar livre foi vivenciado o Tai Chi Chuan. Onde também foram trabalhadas técnicas meditativas, e seus processos de interiorização. E as crianças demonstraram muito interesse nestes exercícios e muita vontade de aprender mais sobre o Tai Chi Chuan.

Além destas vivências, um outro objetivo desta visita era de trazer as crianças para o Campus, para a Unipampa. Com o propósito de encorajá-las e apoiá-las, se assim vier a ser o interesse delas, o ingresso na Unipampa, seja no Campus Uruguaiana ou naquele que oferece um curso de seu interesse.

Durante a visita os alunos e alunas conheceram o Campus. E os pibidianos tiveram a oportunidade de explicar para eles que a Unipampa é uma universidade federal, pública, e que todos podem acessá-la. Que todos e todas podem participar dos processos de seleção para fazer um curso de seu interesse. Entendemos que estas ações são importantes para aproximar a comunidade da Unipampa e que esta possa cumprir seu papel em auxiliar o desenvolvimento humano, social e econômico de nossa cidade e região.

whatsapp-image-2016-10-30-at-21-38-06

Agradecemos o apoio e a dedicação da Professora de Educação Física Daniela Silva, supervisora do PIBID nesta escola e responsável pelas turmas, que realizaram esta visita ao campus da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Agradecemos também ao Professor de Educação Física Cesar, também supervisor do PIBID na EMEF do Complexo Elvira Ceratti – CAIC por todo o apoio e parceria.

whatsapp-image-2016-10-30-at-21-38-07d

Registramos também nossos agradecimentos aos instrutores das artes marciais que voluntariamente participaram deste projeto. Obrigado a Guilherme Salgueiro; instrutor de Boxe e acadêmico do curso de Educação Física Unipampa, a Gustavo Sady; instrutor de Capoeira e acadêmico de Educação Física da Unopar e a Rui Seabra Machado; instrutor de Tai Chi Chuan e acadêmico de Educação Física da Unipampa e bolsista PIBID – Educação Física.

No final das atividades os alunos e alunas foram convidados para uma pequena confraternização onde discutimos e refletimos juntos sobre as experiências vividas e sobre as expectativas para o futuro.

Desta maneira entendemos que cumprimos também com a nossa função, acolhendo os estudantes da rede de ensino e já introduzindo-os no universo acadêmico.