PIBID Educação Física – Seminário de Formação Práticas e Corporeidade

Nos meses de Junho e julho foi organizado o Seminário de formação para os bolsistas PIBID Praticas e Corporeidade, cada grupo elaborou a apresentação de um texto relacionado ao tema:
– Grupo Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Cerati – CAIC: Sociologia e Antropologia: Precedido de Introdução à Obra de Marceus Mauss, de Laude Lèvi.
– Grupo Instituto Estadual de Ensino Médio Professor Paulo Freire: Elogio (sociológico) à carne: A partir da reedição do texto “as técnicas do corpo” de Marcel Mauss, de Vitor Sergio Ferreira.
– Grupo Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho: A sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação, de Paulo Henrique Martins.
Essas vivências servem de experiência teórica para compreensão da evolução de nossa área de conhecimento ficando assim como destaque desses seminários a questão de como o corpo é visto onde as práticas corporais precisam ser revistas, concluindo assim que a Educação Física Escolar não pode subjugar o aluno por ele não ter certas habilidades, é preciso ver o contexto em que esta inserido na sociedade.