Novembro Negro nas Escolas – PIBID Educação Física

Os acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência – PIBID e Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas –NEAB, realizaram durante o mês de novembro uma serie de atividade pedagógicas, intitulado “Novembro Negro”, estas ações visam fortalecer as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 que institui a obrigatoriedade do ensino da historia e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas publicas e privadas do país e encaminham para as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação das relações Étnicas e Raciais. Em Uruguaiana as escolas participantes desta ação são: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Salgado Filho, Instituto de Educação de Ensino Médio Paulo Freire, Escola Municipal de Ensino Fundamental Elvira Cerati-CAIC e Polo Educacional Municipal Dr. Crespo de Oliveira. Fora do município o coletivo estará desenvolvendo suas atividades na Barra do Quaraí, Unipampa campus Alegrete e campus São Borja e no Instituto Federal Farroupilha. Teremos palestras para os professores e oficinas temáticas para os estudantes, entre elas: Capoeira, Jogos e Brincadeiras Africanas, Dança Afro, Confecção de Mascaras Africana, Literatura Infantil, Documentários, sessões de vídeos, interlocuções sobre as Ações Afirmativas entre outras.
1NovN
2NovN