PIBID Ciências da Natureza e a metodologia de projetos na Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

A Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes, localizada no 3º subdistrito – Upacaray. Inaugurada no dia 16 de fevereiro 1983, pelo Decreto nº 5, com o intuito de atender as localidades da região: Três Vendas, Ponche Verde, Encruzilhada.  Tendo como filosofia  formar valores fundamentais. Inicialmente funcionava na localidade denominada Pela Gaúcho que atualmente vem sendo um ponto de referencia por possuir uma imagem de uma Santa, algum tempo após se estabeleceu-se em uma região mais baixo, próxima de algumas casas.
Atualmente a escola atende um total de 105 alunos oriundos de várias localidades, contendo turmas desde a pré-escola ao nono ano. A escola é composta por dezesseis professores, quatro funcionárias, diretora, vice- diretora e supervisora.
O Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), está inserido na escola desde julho de 2014, aonde vem sendo realizadas inúmeras atividades, tais como: oficinas e monitorias.
No ano de 2016, foi proposta uma nova metodologia de trabalho, no qual se incentiva a elaboração de projetos de aprendizagem. A proposta busca provocar no educando, levando o mesmo a ser sujeito da construção do seu próprio conhecimento, dessa forma partindo de um único tema central.
A escola atualmente consta com dois projetos em execução, no qual são intitulados: “Clube de Botânica: construindo conhecimentos através do Bioma Pampa” e “A Química do Fogo”, respectivamente nas turmas de sexto e oitavo ano.
O primeiro tem como proposta proporcionar uma visão científica e significativa em relação ao tema, visto que esse bioma possui uma flora altamente diversa que merece ser explorada e estudada. O mesmo parte como forma de conscientizar os alunos sobre o meio em que vivem, através de aulas expositivas, buscando entender a estrutura da planta, bem como as espécies predominantes na região. Foi elaborado um site, como ferramenta pra divulgar as atividades do referido projeto http://clubedebotanica.wix.com/projetoclubebotanica

O segundo projeto tem como objetivo desafiar os educandos a tornarem-se aptos a responderem o seguinte questionamento: “Como a pedra pega no fogo na água?”, para que isso ocorra será oportunizado discussões e experimentos a cerca dos seguintes conceitos: de reações químicas, de átomo, molécula, substância, formula molecular e escalas termométricas. Como forma de divulgação está sendo utilizado o blogger da escola intitulado “Campos Verdejantes”, de acordo com proposta inicial sendo que este não está vínculo com o projeto, disponível no link: http://campverdedompedrito.blogspot.com.br/