Misturas e Densidade | PIBID 2014

Misturas e Densidade

Por Maria Teresa Iturres e Alice Lemos Costa
           No dia 12 de abril de 2016 os alunos das turmas 100, 101,102 e 103 do ensino médio da Escola João Pedro Nunes participaram da prática “A quase lâmpada de lava” (e mesma atividade havia sido realizada no dia 3 de Maio com os alunos do 9ºB do ensino fundamental). A prática tinha o fim de observar e compreender densidades e misturas, com materiais simples, do cotidiano dos alunos, como óleo, água e pastilha efervescente. Após a realização da intervenção, os alunos responderam algumas perguntas sobre ela, com intuito de saber se a prática havia sido esclarecedora.

Para o início da atividade, foi solicitado a um aluno que colocasse água no recipiente, guache, o que deixou a água vermelha. Em seguida, outro aluno colocou óleo, onde já foi verificada a diferença da densidade entre os componentes do sistema. Na sequência, foi adicionada a pastilha efervescente (sonrisol), o que imediatamente fez com que bolhas vermelhas ultrapassassem a camada de óleo, liberando o gás carbônico. Foi percebido pelos alunos que as bolhas “carregavam” consigo um tanto de água, pois depois da liberação do CO2, essas gotículas de água vermelhas retornavam ao fundo do recipiente.
Maiores informações no http://pibidsaogabriel.blogspot.com.br/