PIBID Educação Física Unipampa realiza encerramento do semestre letivo com grande Festival de Atletismo Escolar

No dia 18 de julho, no Complexo Escolar Elvira Ceratti – CAIC, aconteceu o primeiro Festival de Atletismo Escolar, organizado pelo PIBID – Educação Física em conjunto com os professores de Educação Física da Escolar Elvira Ceratti.

Este projeto foi iniciado há algumas semanas, onde todo o processo de planejamento do evento foi sendo pensando em reuniões preparatórias.

Reunião preparatórias para o Festival de Atletismo Escolar

Nestas reuniões foram abordados e reforçados os aspectos pedagógicos e também técnicos do atletismo. E a necessidade das adaptações didáticas para levarmos aos escolares as vivências nas provas de 200m rasos, 400m, corrida com revezamento. E também os saltos (em altura e em distância).

A ideia central era permitir aos bolsista do PIBID refletirem sobre como utilizar os recursos disponíveis maximizando os resultados pedagógicos esperados.

Em toda esta fase de preparação, de desenho das provas, etc, a coordenadora do PIBID buscar conduzir aos bolsistas ao estudo e a reflexão sobre qual o papel do Professor de Educação Física na formação cidadã dos alunos e alunas da Escolar Elvira Ceratti. E para isso contamos com o apoio dos professores de Educação Física da Escolar, Profa. Daniele e o Prof. César.

Apoio dos supervisores

Mas, por quê realizar um Festival de Atletismo Escolar? A resposta é simples, para propiciar aos bolsistas a vivência e a importância da inclusão.

Neste caso usando o esporte como propulsor, como força gregária, que incentiva a participação de todos, sem descriminações de nenhum tipo.

Após as reuniões de planejamento os bolsistas do PIBID, acompanhados da coordenadora do sub-projeto Educação Física, Profa. Marta Silveira e dos Profs. Daniele e César , realizaram visita técnica na Escolar Elvira Ceratti. Onde conheceram os espaços, os matérias disponíveis e todos juntos planificaram os espaços de prova.

A divulgação do Festival ocorreu durante toda a semana previa as provas. Era sensível a curiosidade e o interesse de todas as crianças em conhecer e participar das atividades.

No dia do festival, logo cedo, os bolsistas se reuniram na escola e iniciaram todos os preparativos: marcação das raias, montagem dos colchões, sarrafo, etc. E todas estas atividades foram acompanhadas pelos olhares curiosos das crianças, que no fundo sabiam que todo aquele esforço era para elas.

Todo este clima ajudou para aumentar a motivação de todos os bolsistas e também estimulou a participação maciça dos alunos e alunas das series finais do ensino fundamental.

As provas transcorreram no período da tarde. Todas as provas contaram com a participação de todos os alunos, que somavam aproximadamente 80 meninos e meninas.

Ao final das provas, foi realizado o encerramento do Festival com a premiação e também a oferta de lanches a todos os participantes.

Podemos afirmar que este evento contribuiu muito para o amadurecimento da percepção pedagógica inclusiva e sobretudo cidadã, tão necessária aos futuros professores de educação física que estão em formação, atuando no PIBID.

A vivência das provas, as trocas realizadas com as crianças, com os professores e também com a direção da escola reforçaram a necessidade da busca pelo amadurecimento continuo das habilidades didáticas nos bolsistas.

Inclusão, participação, PIBID Unipampa Educação Física

Agradecemos a Direção da Escolar Elvira Ceratti, aos seus Professores de Educação Física, a todos os profissionais da Educação da Escola, ao PIBID Unipampa Sub-projeto Educação Física, e também agradecemos especialmente a todas as crianças que tão maravilhosamente nos acolheram. Seguramente estes momentos impactaram muito positivamente a formação humanistas dos futuros e futuras Professores e Professoras de Educação Física da Unipampa.