Oficinas Pedagógicas 2016 | PIBID 2014

Oficinas Pedagógicas 2016

Oficinas Pedagógicas 2016

O ano de 2016 foi muito produtivo sendo aplicadas muitas oficinas com os alunos das escolas participantes. Dentre as atividades, estão:

Grupo PIBID Bernardino Ângelo

As oficinas do grupo Bernardino Ângelo começou com a Utilização do Laboratório de Ciências da Escola, construído em parceria com o PIBID em 2015, onde o objetivos de tais atividades são atender todos os alunos do Educandário: Ensino Fundamental Anos iniciais e Finais; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio (curso normal).
22

Grupo PIBID Sucessão dos Moraes

A oficina aplicada, intitulada Como a pedra pega fogo na água? objetivou a participação dos estudantes através da interação através de um blog, intitulado Campos verdejantes. O mesmo foi elaborado de forma que os educandos construam seus próprios conceitos a cerca das teorias que envolvem o surgimento do fogo até os dias atuais, contando com sete encontros.
Trabalhou-se em parceria com o Grupo PIBID CIEP uma oficina a qual frisou os conceitos de Força com atividades práticas e problematização de ações cotidianas (cabo de guerra, amassar uma folha). Massa foi discutida pela prática “O peso do ar”. Destaca-se a produção de texto e o uso de recursos tecnológicos.

dsc09607

A partir da temática das cores abordou-se conceitos químicos, físicos e biológicos. Partiu-se da discussão sobre as auroras boreais, percebendo os campos magnéticos envolvidos neste fenômeno. O organismo humano foi abordado através da constituição do olho e a formação da imagem no mesmo, perpassando a formação das cores pelo espectro e elencando o disco de Newton.

20160519_105348

Grupo PIBID Bernardino Tatu

O grupo de Pibidianos da escola aplicou a Oficina “Fecundação e desenvolvimento embrionário”, a qual visou  facilitar a aprendizagem significativa da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental, com o estudo da importância de conhecer e entender método da fecundação. Bem como, entender a reprodução como meio de perpetuação das espécies e identificar as etapas da formação do embrião.

13227868_1378989665451905_1530423777_n13236110_1379895452027993_261822608_n

Outra oficina aplicada foi ” Paternidade/Maternidade: Agora ou Depois?”. A gravidez durante a adolescência vem aumentando no Brasil, num ritmo preocupante e por isso essa temática é muito importante ser tratada com os adolescentes.

Outra oficina aplicada pelo grupo foi oficina “O Lúdico na Física”, o qual buscou auxiliar os alunos no 9° ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências utilizando o lúdico como uma alternativa, no encontro os alunos em grupos responderam algumas questões em relação as unidades de medidas de comprimento, logo após participaram da dinâmica “caixa surpresa”.

13245259_863621360449611_149495246309167484_n

A oficina “Plantas medicinais”, objetivou identificar as principais plantas medicinais utilizadas no RS, conhecer os riscos do consumo excessivo de plantas medicinais, bem como, conhecer a importância e os benefícios das plantas medicinais para a saúde.

13245370_914555332004623_7424506576078406153_n

A oficina Ecologia: serpentes endêmicas e exóticas do Bioma Pampa, apresentou a importância da preservação destas espécies para a ecologia, bem como os cuidados com possíveis acidentes que podem acontecer através destes animais, os quais são as serpentes, répteis de ordem Squamata.

Grupo PIBID CIEP

Oficina sobre a refração da luz através de explanações oral e um experimento realizado no pátio da escola.

“Vulcanismo- Conhecendo as forças internas do planeta Terra”, nessa oportunidade foi trabalhado sobre as camadas da Terra.