Projeto de leitura: Redescobrindo os contos de fadas

Durante o primeiro semestre, os bolsistas da E.M.E.F Dr. João Severiano da Fonseca desenvolveram o projeto Redescobrindo os Contos de Fadas, nas turmas de sétimo a nono ano. O objetivo da atividade didático-pedagógica foi mostrar as versões originais dos contos de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, para que fosse possível aos discentes fazerem alusão entre as temáticas dos contos e a realidade. Ao fazer a leitura de contos de fadas, foi feita a exploração do que se vê das histórias na sociedade contemporânea, discutindo-as em rodas de conversas e exposições dialogadas, comparando-as com adaptações populares, tendo o intuito de desenvolver as competências críticas, de leitura e de análise, exercitando a escrita e provocando a imaginação. Após uma série leituras e discussões, foi então proposto aos alunos a produção de um texto dissertativo argumentativo, expondo sua opinião em torno de temas como violência contra mulher, desigualdade de gênero, entre outros. Como produto desse projeto, foi elaborado um livro com as produções dos alunos, o qual se encontra disponível na biblioteca da escola.

Apresentação do projeto para as turmas

Apresentação da versão original do conto de fadas “Chapeuzinho vermelho”

Construção de produção textual

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V, Parte VI, Parte VII, Parte VIII, Parte IX e Parte X.