Sentimos a necessidade de, ao longo do trabalho, ir subsidiando nossa atuação com leituras teóricas que tratassem direta ou indiretamente das ações que praticamos. Dessa forma, elencamos alguns eixos temáticos a partir do qual selecionamos os textos e obras, que assim se configuraram: pesquisa em educação, literatura na escola, mediação de leitura, letramento literário, leitura e experiência, literatura oral, adolescência na escola, metodologia do ensino de literatura e biblioteca escolar.
A lista acima não está, obviamente, fechada e permite que a ampliemos e alteremos na medida em que as necessidades surjam. De qualquer forma, foram lidos os textos abaixo e apresentados ao grupo sob a forma de comentários críticos por cada um dos integrantes do grupo. Os comentários também foram enviados como arquivos à coordenadora para sua futura inserção na plataforma Moodle, como geradoras de questões para os fóruns de discussão. Foram lidas as obras:
– Pesquisa em educação, a observação, de Heraldo Marelim Vianna
– Diários de aula, de Miguel Zabalza
Os comentários sobre os textos acima estão no link.
E os seguintes textos / capítulos:
– “Ler na escola: os “livros de leitura”, Andar entre livros, de Teresa Colomer. Comentários do texto no link.
– “Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola”, de Rildo Cosson e Graça Paulino, Escola e Leitura: Velha Crise, novas alternativas, de Regina Zilberman e Tania Rosing. Comentários do texto no link.
As primeiras leituras foram de grande auxílio na pesquisa que realizamos sobre a escola. Fomos levados a refletir sobre qual o nosso papel de observadores e de como nossas inteções e atitudes poderiam interferir nas realidades apreendidas. Transcrevemos a seguir, trecho de um comentário feito por um dos bolsistas:
Na leitura temos como suporte algumas dicas de como dar inicio ao trabalho de pesquisa de forma coerente. Devemos ter as respostas de algumas perguntas chaves que são: O que deve ser efetivamente observado? Como proceder para efetuar o registro dessas observações? Quais os procedimentos utilizar para garantir a validade das observações? Que tipo de relação estabelecer entre o observador e o observado, qual a natureza e como implementar essa relação? Mas antes de tudo é de extrema importância que exista um olhar imparcial e sem pré-julgamentos. (Rômulo).