Pedagogia – Jaguarão | PIBID 2014

EMEF Gal. Antônio Sampaio
    EEEF Dr. Manoel Amaro Júnior

SUBPROJETO PEDAGOGIA

logo ambiental logo letramento logo modalidades

O Subprojeto Pedagogia /PIBID /UNIPAMPA atua na iniciação à docência na Educação Infantil, nos anos iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, em três perspectivas que são o Letramento na Educação Infantil, a Educação Ambiental e as Modalidades de Ensino: Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Para a execução do Subprojeto contamos com a parceria de 7 (sete) escolas públicas, no sentido de implementação, de planejamentos e produção de ações para a iniciação à docência.
Na área Modalidades de Ensino problematizamos como as práticas educativas em educação especial e Educação de Jovens e Adultos são propostas na escolarização dos grupos minoritários. Por isso nosso principal objetivo é aprimorar as práticas da formação docente (inicial e continuada) na perspectiva de uma sociedade inclusiva que garanta o direito à educação.
A área Letramento na Educação Infantil procura inserir os estudantes do curso de Pedagogia na docência através da realização de práticas de leitura, escrita e oralidade com crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses. Tem como foco a língua materna em uso, inter-relacionada com as áreas de conhecimento indicadas pelo Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil – RCNEI (1998).
Na perspectiva da Educação Ambiental problematizamos ações que perpassam as questões de ética, de estética, de cidadania, de cuidado de si e do outro. Partimos do entendimento de Educação Ambiental como uma proposta que ultrapassa as concepções ecológicas, ampliando para uma proposta de educação que visa a sustentabilidade, a participação dos sujeitos nas discussões e decisões sobre questões ambientais.