O subprojeto Biologia iniciou as atividades do novo Projeto Institucional do PIBID no dia 22 de março, com uma reunião de abertura e apresentação dos integrantes do grupo, discussão sobre os objetivos de PIBID e deveres de bolsistas ID, supervisores e coordenadores.
O grupo está composto por 26 acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura (Alexia Menezes, Andressa Ames, Bibiana da Cunha, Bibiane Motta, Bruna Barcelos, Bryana D´Avila, Claudia Machado, Cristiane da Rosa, Cristina Langendorf, Eduardo Janner, Érico Vieira, Fernanda Rosa, Gladis do Prado, Gilberto de Freitas, Josana Tiburcio, Kaenara Munhoz, Leticia Rodrigues, Luciana Catardo, Lucieli Marques, Marcelo de Souza, Mayra de Souza, Natiéle Oliveira, Pedro da Cunha Neto, Rafael Rodrigues, Rutilene de Jesus e Suelen Mattoso), cinco supervisoras (Andréia Prestes, Cátia Jardim, Jaqueline Pinto, Mª Aparecida da Silva e Stefânia de Godoi) e os coordenadores Ronaldo Erichsen e Marcia Spies.
No dia 02 de abril, a coordenação do subprojeto apresentou aos bolsistas um roteiro de investigação para o Levantamento Socioambiental ser realizado em cada escola antes do início das atividades nas mesmas. Adicionalmente, para subsidiar a confecção de diários reflexivos e diagnóstico da realidade das escolas, os bolsistas de ID e supervisoras do subprojeto Biologia receberam os seguintes textos para leitura e discussão em grupos:
Diagnóstico escolar: implicações político/pedagógicas e questões metodológicas
Diagnóstico escolar o olhar dos alunos.
A escrita de diários na formação docente
O processo de formação de professores crítico-reflexivos …