GRUPO PIBID MODALIDADES DE ENSINO: ED. ESPECIAL E EJA PARTICIPA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE JAGUARÃO-RS

            No dia 30 de julho de 2014, quarta-feira, na Universidade Federal do Pampa, às 14 horas, aconteceu a oficina de Educação de Jovens e Adultos, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, nos dias de formação continuada que abre o segundo semestre letivo da rede municipal de Jaguarão. Quem ministrou a oficina foi o professor Ms. Everton Fêrrêr de Oliveira, coordenador substituto do curso de Licenciatura em Pedagogia e coordenador de área PIBID Subprojeto Modalidades de Ensino: Educação Especial e EJA juntamente com seus bolsistas.

            Nesta oficina de formação foram apresentados conceitos da obra de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido e também algumas concepções sobre a educação de adultos do livro Sete Lições Sobre a Educação de Adultos, do autor Álvaro Pinto. Juntamente com esta problematização inicial, foi utilizado pelos professores da rede em formação um instrumento que se chama “Planejamento Participativo” (1984), que consiste em um trabalho colaborativo para resolver problemas no espaço da escola através de um quadro de programação que todos os professores depois de construí-lo devem segui-lo para organizar-se.

            Este quadro de programação consiste em elencar os problemas que são relevantes para o grupo de professores, possíveis soluções a esses problemas, as atividades necessárias para estas possíveis soluções, a avaliação dessas atividades como indicadores de êxito, as condições necessárias para que se façam tais atividades e os recursos utilizados, a duração das atividades e os responsáveis por elas.

            O objetivo é incentivar os professores a elaborarem soluções participativas e colaborativas no espaço da escola a fim de resolverem todas as demandas da prática educativa e da gestão escolar.

Prof. Everton dialogando com os professores da rede
Prof. Everton dialogando com os professores da rede

Apresentação da ferramenta utilizada
Apresentação da ferramenta utilizada

Discussão em pequenos grupos
Discussão em pequenos grupos

Registo depois do trabalho colaborativo realizado
Professores e bolsistas depois da formação