Atividades 2016 | PIBID 2014

Atividades 2016

Espanhol e Poemas
O projeto dos professores Guilherme Ramos e Priscila Quadros também trabalhou com autores que ecreviam na língua espanhola, o objetivo era que os alunos também começassem a criar poemas ou outo gênero textual na língua adicional que estavam aprendendo neste caso o espanhol. Foram confeccionados paíneis com os poemas criados.
aasss
edsw aasss dfsdfs
Youtube e o Ensino de Espanhol
O projeto da profesora Priscila Quadros tinha como objetivo explorar a escrita e a fala em espanhol dos estudantes, através de uma temática que trabalhou também a criatividade, autonomia e trabalho em grupo.
Nas primeiras aulas foram apresentados vídeos abrangendo o gênero suspense e comédia, também foi trabalho vídeos sobre uma série televisa. Todos os vídeos eram em espanhol, após a exibição foram feitos exercícios de compreensão auditiva e interpretação. Nas aulas seguintes foi feita a divisão dos grupos e a escolha do tema que cada um gostaria de focar a sua história. Após essa aula, foi trabalhado um vídeo explicativo sobre como escrever uma história. Nas aulas seguintes com os grupos divididos e os temas escolhidos, os alunos começaram a escrita de suas histórias em sala de aula. Na última aula os grupos apresentaram suas histórias.
jojn
 

 Oficina y leyenda de los atrapasueños

A oficina foi executada com o objetivo de proporcionar aos alunos do sexto ano um contato com a língua espanhola que fosse dotado de sentidos e fazeres. Trabalhamos então com a lenda indígena do filtro dos sonhos, artefato corriqueiro entre jovens hoje em dia, e que teve seu uso tribal e ancestral esquecido. Uma vez trabalhada a lenda através de texto escrito e leitura dialogada, partimos para a parte prática onde com cipós, fios, penas e contas cada estudante pode confeccionar seu próprio filtro dos sonhos. A oficina teve como objetivo vivenciar saberes e práticas através da língua adicional que estamos estudando e romper com alguns preconceitos como o de achar que aprender língua é apenas decorar regras gramaticais fora de contexto.
jnlojn jolj kjnplc
 

Cultura, Espanhol e Escola: Uma Viagem Pela América Latina

Cultura está sempre atrelada á língua, não cair em estereótipos se faz extremamente necessário ao darmos uma aula, principalmente em uma sala onde se ensina o espanhol que temos falantes desta língua espalhados pelo mundo inteiro. Nesse sentido o projeto das professoras Júlia Portinho e Larissa Assis busca apresentar os países que utilizam o espanhol como língua oficial, trabalhando com aspectos culturais de cada um deles.
15175419_1237441896317810_310510160_n-1
15209075_1237441916317808_546144511_n
15218681_1237441892984477_9594346_n
15226476_1237442002984466_1513188003_n
15228047_1237441899651143_801607504_n

“La Fantástica Fábrica de Artistas”

Pensar em maneiras de ensinar conteúdos de maneira eficaz é totalmente importante, com essa ideia o projeto das Professoras Jéssica Cuadros e Melissa Barbieri busca trabalhar o conteúdo através de atividades artísticas (desenhos, danças, obras de teatro, filmes, jogos e instrumentos musicais) sugeridos pelos estudantes como uma maneira de fixar os conteúdos ocorrendo assim uma melhor compreensão da língua Espanhola.
15181495_1284891631532321_8785541098659570176_n
15181618_1284891234865694_7389393429125567693_n
15219493_1284891501532334_2340889264479573516_n
15232138_1284889428199208_2502588219156079993_n
15241970_1284891421532342_892000256424845274_n
15284042_1284891331532351_8740281149991366382_n

Encontro de Culturas

Uma festa Junina e Espanhol foi assim que o grupo do PIBID da escola CIEP de Bagé movimentou a festa este ano com muita dança, música, quadrilha e a língua espanhola nos recadinhos de amor.
wp_20160702_15_45_55_pro
wp_20160702_15_47_47_pro
wp_20160702_15_48_27_pro
wp_20160702_15_52_12_pro
wp_20160702_15_53_51_pro
wp_20160702_15_53_55_pro

PIbid Espanhol e Inclusão

O PIBID Espanhol trabalha com temas diversos, porém mais que um tema trabalhar com inclusão é algo extremamente necessário em nossas escolas e em todo lugar. Nesta aula, ministrada pela professora Caren Albanio com os alunos da EJA, da Escola Félix de Bagé foi abordada essa temática a partir de um video, no qual após assisti-lo os alunos refletiram e discutiram o tema utilizando a língua Espanhola.
 
15239420_1037353136374468_2039849226_n 15209103_1037353126374469_1360676260_n

Fanfics e Espanhol na Escola

O projeto de criação de Fanfics (Fan fiction) é um dos projetos que esta fazendo com que alunos e alunas escrevam e criem novas histórias na escola CIEP de Bagé, ministrada pelas Bolsistas Djulya Veloso, Andrômeda Guterres, Luiza Dutra, Bárbara Machado e Berenice Gonçalvez o objetivo é utilizar a língua espanhola pra fazer novas histórias com personagens e histórias já existentes.
 
14958727_1670716436574488_1012243242_n 14958317_1670716329907832_504400388_n 14914957_1670711963241602_1401467708_n

Estados Unidos, México e Brasil

O PIBID Espanhol do campus Bagé vem trabalhando com vários projetos ao longo do ano um deles aborda o tema da interculturalidade, falar sobre tal tema  se torna essencial no ensino de línguas e no mundo globalizado onde vivemos, essa foi a pauta que foi discutida em uma roda de conversa com a bolsista Fulbright do campus Bagé, roda ministrada pelos professores Guilherme Ramos e Priscila Quadros nos oitavos anos da Escola Félix de Bagé. imagem2imagem1

Filmes no aprendizado de Espanhol

Aliar o ensino de línguas com as novas tecnologias é extremamente necessário e divertido, pensando nisso a Professora Caren Albanio, a partir de uma cena do filme “Mogli: O Menino Lobo”, trabalhou e analisou com seus alunos os personagens principais do filme, além de conhecer o nome, bem como, as características dos animais selvagens em espanhol.
15207812_1037356586374123_1075838475_n
15239288_1037356566374125_1352870085_n

 
 
A inserção dos bolsistas nas escolas, que se deu no mês de março, proporcionou-lhes momentos de observação e conhecimento da escola. O contato com a escola e com os alunos resultou em projetos e oficinas que serviram de experiência tanto para bolsistas, quanto para supervisores e alunos.
A Escola Nossa Senhora das Graças do município de Aceguá com a atuação das bolsistas participou em dois grandes projetos. O primeiro é o “Projeto Soledad”, já existente na Escola. O projeto em questão objetiva fazer com que os alunos desenvolvam suas habilidades artísticas, como dança e teatro, assim como também, fazer com que os alunos interajam entre si, aprendendo a trabalhar em equipe. Cada grupo de alunos escolheu uma música da cantora argentina Soledad Pastorutti, desenvolvendo na sequência formas criativas de apresentar aos demais colegas, seja através da dança ou através da dramatização da canção.

Proyecto Soledad
Proyecto Soledad

Outro projeto presente na escola, foi desenvolvido pelas próprias bolsistas e se chama “Soy loco por ti, América” que tem como objetivo trabalhar a língua através da cultura de países falantes de espanhol da América Latina. Houve oficinas referentes à Argentina e Colômbia.
"Hoy somos más" (Violetta)
“Hoy somos más” (Violetta)

En busca del tesoro argentino
En busca del tesoro argentino

El tango argentino
El tango argentino

Memorial a Gabriel García Márquez - Colombia
Memorial a Gabriel García Márquez – Colombia

Memorial a Gabriel García Márquez – Colombia