ESC MUN ENS FUND VICENTE GOULART – PROJETO 2016 | PIBID 2014

ESC MUN ENS FUND VICENTE GOULART – PROJETO 2016

Bem Vindos ao projeto 2016

Projeção de vídeo documentário:

Esta atividade faz parte do projeto “Estimulando o exercício da cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart”. Consistiu na projeção de um documentário sobre o racismo e posterior discussão do tema com alunos de ensino fundamental.

Pesquisa com alunos:

Para compreender a realidade dos alunos no que diz respeito à sua percepção sobre as temáticas dos direitos humanos, cidadania e democracia foi desenvolvida uma pesquisa. Por meio da aplicação de um questionário os bolsistas colheram informações dos alunos para identificar seu nível de conhecimento sobre as temáticas acima citadas. Tal atividade serviu de subsidio para elaboração das atividades.

Confecção de cartazes:

Esta atividade faz parte do projeto “Estimulando o exercício da cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart”. Consistiu na confecção de cartazes sobre o tema da igualdade racial.

Aulas expositivo dialogadas sobre cidadania e política:

Esta atividade faz parte do projeto “Estimulando o exercício da cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart”. Foram desenvolvidas aulas com debate e discussão sobre os conceitos de cidadania e política fundamentadas teoricamente em Thomas Hobbes.

Oficina de música e cidadania:

As turmas foram organizadas em círculos onde os bolsistas levaram instrumentos musicais e tocaram a música “Comida” dos Titãs para levantar questões sobre direitos civis e dignidade humana. Em seguida, foi tocada a música “Nego drama” dos Racionais Mc’s para problematizar as questões das inúmeras desigualdades presentes em nossa sociedade. Ao final da oficina, foi feita uma proposta de atividade de observação e anotação dos problemas do colégio para a construção de cartazes. Esta atividade também faz parte do projeto “Estimulando o exercício da cidadania”.

Estatuto da Criança e do Adolescente – Palestra:

Esta atividade também faz parte do projeto “Estimulando o exercício da cidadania na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart”. Teve o objetivo de promover uma reflexão sobre os direitos da Criança e do Adolescente e contribuir com a formação cidadã dos alunos.

Grupos de estudo:

Estudo e aprofundamento teórico sobre a temática dos direitos humanos, cidadania e democracia. Os bolsistas realizaram estudo teórico e discussão das temáticas para desenvolverem projetos com os alunos de ensino fundamental.