COLEGIO ESTADUAL GETULIO VARGAS – PROJETO 2016 | PIBID 2014

COLEGIO ESTADUAL GETULIO VARGAS – PROJETO 2016


Bem Vindos ao projeto 2016 

 


Produção de História em Quadrinhos e Poesias:

Foi trabalhado com os alunos a primeira lenda do Rio Grande do Sul, a Lenda Sepé Tiarajú.Após a atividade foi proposto aos alunos a confecção de uma história em quadrinhos sobre a lenda. O resultado das atividades foi satisfatório pois os alunos estão entendendo a importância de conhecer a história do povo gaúcho, as lendas conhecidas no nosso Estado e principalmente na região das Missões. Estão envolvidos no projeto cerca de 123 alunos do 7º ano.


Oficinas de teatro:

A partir da leitura e estudo de mitos gregos os alunos de ensino médio produziram roteiro para peças teatrais. Após a construção de roteiro, produção dos textos,  os alunos realizaram os ensaios para as peças que serão apresentadas no final do ano em um evento a ser promovido pela escola. Com essa atividade os alunos trabalharam a expressão corporal e a criatividade.

 


Produção de poesias e cartazes:

A partir de uma reflexão sobre a realidade política brasileira os alunos foram motivados a produzirem poesias e cartazes sobre tal temática. Os cartazes foram realizados a partir de recortes de revistas e a poesia foi produzida coletivamente por toda a turma. Os alunos demonstraram bastante envolvimento com a atividade e reflexão sobre a realidade política brasileira.


Gravação em estúdio de TV:

A partir da releitura de mitos gregos os alunos de ensino médio produziram roteiros e peças teatrais. Após realização das oficinas onde foram ensaiadas as peças, os alunos se prepararam para gravar as peças no estúdio de TV da Universidade Federal do Pampa, campus de São Borja. A dramatização gravada foi o Mito de Pandora.


Visita ao museu Angueras:

Os museus são uma ferramenta de grande importância para a formação educacional de um povo. Como objetivo de utilizar dessa ferramenta como uma porta de entrada para explorar um mundo filosófico, e também como uma fonte primaria de conhecimento e descobertas sobre o passado do local instigando assim os alunos a desenvolverem um perfil pesquisador, sobre como viviam seus antepassados. O museu visitado pelas turmas de 7º ano foi o museu angueras, uma das lendas trabalhadas durante o ano.


Oficina de teatro:

Para ajudar os alunos na elaboração de uma peça teatral, baseada no folclore brasileiro, realizamos algumas oficinas para a desinibição, com brincadeiras realizadas no pátio da escola – uma área linda e bem arborizada. Nos encontros seguintes a turma era dividida em grupos: atores, que durante as aulas ensaiavam; a equipe técnica, que ficava coordenando e auxiliando os atores nas falas e nos momentos; e a equipe do cenário, que utilizava o tempo dos encontros para a produção do cenário e figurino. Os Pibidianos também se dividiam entre os grupos para acompanhar e orientar os alunos.


Gincana:

Para encerar o semestre e o ano o grupo da manhã organizou uma gincana entre as turmas 71, 72, 73, 74 e 75. Durante o evento os alunos tinham que demonstrar todo o conhecimento assimilado no decorrer do ano. As provas da gincana foram: O teatro, resultado da última oficina, a encenação com fantoches de uma lenda, mito ou conto de produção dos próprios alunos e um “Quiz” sobre as lendas da região das missões. A gincana foi fantástica, deu para perceber o esforço dos alunos para dar o melhor de si a cada prova, a energia que se espalhava no ambiente com todas as turmas reunidas, o que não era rotina durante o período de aula. Foi um espaço para se fazer novas amizades, e assimilar novos conhecimentos.

  


Oficinas e Brincadeiras:

No final do ano, para encerramos o pibid 2016, propiciamos aos alunos uma tarde com muita arte, musica, brincadeiras e oficinas no museu Angueras. A parceria, com a administração do museu, nascida da visita anterior, nos proporcionou um espaço acolhedor, sem contar que o local é super agradável. E assim os alunos se revessavam nas oficinas, que ia de desenho a produção de filtros dos sonhos. Acreditamos que a toda criança nessa idade aprende melhor brincando, assim tentamos, durante todo o ano, quebrar a rotina de sala de aula e oferecer aos educandos novos espaços de aprendizado.