A EXPRESSÃO CULTURAL DO CHAMAMÉ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID NO ENSINO FUNDAMENTAL
Lilian Simone Souza Pires
Taciane Neres Moro
Tiara Cristiana Pimentel dos Santos
Edson Romário Monteiro Paniágua
Este trabalho foi realizado com um grupo de alunos do ensino fundamental como prática do Programa Institucional de iniciação à docência – PIBID aplicado no Instituto Estadual Padre Farncisco Garcia no ano de 2015. O objetivo foi apresentar aos grupo de alunos o Chamamé de viés cultural representando muito mais do que apenas mais um gênero ou estilo musical.
Leia mais
O PIBID, A UNIVERSIDADE E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM: O CASO DA UNIPAMPA E INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PE FRANCISCO GARCIA DE SÃO BORJA – RS
José Luciano Gattiboni Vasques
Andréia Balbueno de Miranda
Evandro Ricardo Guindani
Edson Romário Monteiro Paniagua
Este artigo apresenta uma experiência metodológica utilizada por um grupo de alunos do Curso de Ciências Humanas – Licenciatura da Unipampa, campus de São Borja, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O objetivo do trabalho consiste em refletir sobre a importância da parceria entre o Curso de Ciências Humanas – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa e a rede de educação básica da cidade de São Borja-RS.
Leia mais
PIBID: UM NOVO OLHAR PARA A LEITURA
Viviane Carvalho Moraes
Danilo Jovino
Hermogenes Sousa
O projeto do PIBID 2016 vem trabalhando de maneira interdisciplinar entre história, literatura e artes, através de lendas, poesias, mitos e contos valorizando a diversidade cultural do país, onde o objetivo surgiu da necessidade de fomentar a leitura, visto que os bolsistas em diálogo com os supervisores notaram que os alunos possuíam dificuldades na mesma. Assim, em um consenso de que iriamos trabalhar esta temática com os alunos, a fim de sanar um pouco o déficit de leitura com uma forma “divertida” e diferenciada com o propósito de chamar a atenção do aluno para que ele possa diminuir o problema inicial.