Escola Municipal Ensino Fundamental Marcílio Dias | PIBID 2014

Escola Municipal Ensino Fundamental Marcílio Dias

Oficinas aplicadas em 2014:

Neste dia, trabalhamos com o nome das cores e das cores que estão nas bandeiras do Uruguai e Brasil. Os alunos também pintaram as bandeiras para decoração da sala. Uma semana antes, solicitamos aos pais que enviassem garrafas PET e a maioria conseguiu levar. Com as garrafas, os alunos confeccionaram o mascote da Copa, Fuleco, utilizando tinta acrílica, não tóxica.

Esta oficina foi realizada com o 6º A, na qual trabalhamos a temática Copa do Mundo. Discutimos a presença do Uruguai na copa e algumas curiosidades do porquê sua seleção é conhecida como Celeste e quantas vezes ganhou o mundial. Depois passamos a música “Uruguai no más”, de Jorge Drexler, trabalhamos sobre a letra, interligamos a copa e a música. Por fim, escutamos outra música chamada “Un grito celeste”, do La Tuerca. Assim, finalizamos a oficina fazendo a mesma atividade que com a música anterior.

As crianças levaram para o lanche salgadinhos e refrigerantes, mas o tema neste dia foi: “Las frutas y su importancia en la alimentación”. Além de passarmos um desenho animado e uma canção com as frutas, em espanhol, realizamos um jogo da memória com frutas que as crianças já conheciam e outras que não conheciam. A atividade se resumia em um por vez, ir à frente da sala e encontrar o par de frutas idênticas, trabalhando a oralidade e a memória de cada aluno. As crianças também puderam ir às compras, pegando um cestinho e colocando as frutas artificiais que mais gostavam, e mencionando o nome de cada uma ao pegá-las. Após as atividades práticas, as crianças também degustaram algumas frutas.

Neste dia, trabalhamos com a Temática: “Partes del Cuerpo y los Sentidos”. Assistimos a um vídeo em que o personagem do desenho falava sobre as parte do corpo e depois realizamos um bingo. Distribuímos cartelas com desenhos de partes do corpo (pode-se ver na foto), sorteávamos uma parte do corpo e dizíamos em espanhol, logo os alunos deveriam marcar na sua cartela se tinha ou não. Ao ganhar, recebiam “prêmios” (doces). Em um segundo momento, eles tinham duas caixas para sortear desenhos, uma parte do corpo em cada uma. Depois de sortear, deveriam encostar uma parte do corpo na outra sorteada. Ex: “Lengua en el codo”.  Depois da audição (música), visão (bingo), tato (uma parte do corpo na outra), brincamos com o paladar deles. Na brincadeira do paladar, as crianças eram vendadas e experimentavam algo doce, salgado ou amargo e deveriam falar em espanhol o que era.

Nesta oficina trabalhamos com 1º A e  2º B os espaços na casa e com a mobília. Levamos um desenho, para passar no Projetor, com música e ilustrações dos cômodos e móveis. Um outro vídeo com os sons que cada móvel faz, onde eles tinham que adivinhar qual móvel era. Depois levamos a casinha do laboratório para a escola, onde um por vez, escolhia um móvel, falava o nome dele e colocava no cômodo da casa, falando o nome do cômodo também. Após, eles coloriram os móveis da casa, recortavam e colavam em um cartaz escrito “cocina”, “cuarto”, “cuarto de baño” e “sala”.
Os alunos puderam ver no projetor alguns slides com fotos de expressões faciais, com isso repetiam os nomes e também imitavam as expressões apresentadas. Depois aplicamos uma atividade onde eles desenhavam a expressão facial nas carinhas e depois diziam qual era a expressão em espanhol.
Oficinas aplicadas em 2015:

El primer día de clase, hicimos nuestra presentación, conocimos los niños, sus nombres, edad, las cosas que les gustan hacer y hablamos sobre lo que haríamos en las próximas clases de lengua española. Utilizamos dos videos con músicas sobre los “Saludos”, o sea, “buenos días”, “buenas tardes” y “buenas noches”, enseñándoles la canción. Los ninos pintaron dibujos sobre “los Saludos” y se los llevaron para casa.

  • Mí família (Clique para ver as fotos)

El segundo día de clase, hicimos un cartel con el título “Mi familia”. Después que los niños conocieron una canción con los nombres de las personas de la familia, colorearon un dibujo con diversas personas distintas, recortaron y pegaron en una hoja. Después, presentaron para la clase su familia, hablando los nombres en español, con ayuda de las profesoras, o sea, “padre”, “tío”, “abuelo”, “abuela”, etc.

  • La casa (Clique para ver as fotos)

El tercer día de clase, trabajamos con la temática “La casa”. Llevamos para la escuela, una casita de madera dónde habían muebles para los niños conocieren los nombres de cada uno en lengua española. Después de escuchar y cantar una canción con los nombres de los muebles, los niños jugaron con la casita, poniendole los objetos en la casita y después colorearon un dibujo, dónde deberían recortar los muebles de la hoja y pegar en las respectivas habitaciones.