Escola Municipal Padre Pagliani
Atividade referente a profissião “Chef de Cocina”. (Clique para ver as fotos)
Neste dia levamos receitas de pancho y chivito uruguayos, e a partir disso trabalhamos a estrutura do gênero e despoiss preparamos a receita com os estudantes.
Apresentação da Entrevista (Clique para ver as fotos)
Neste dia os alunos que ainda não tinham se apresentado, representaram uma entrevista de emprego que eles vinham produzindo nas aulas anteriores, pensando nas profissões em que eles pretendem atuar no futuro. Eles realizaram a atividade e sempre tentaram se comunicar em espanhol, alguns acompanharam na folha de entrevista. A atividade foi bastante significativa, pois os alunos estavam bem motivados para representar a entrevista e perguntavam como se pronunciam algumas palavras que eles ainda não conheciam. Eles puderam conhecer uma situação real de entrevista e adquirir o léxico relacionado com as profissões.
Visita a UTU (Clique para ver as fotos)
Neste dia levamos os alunos do 8º e 9º anos da escola Padre Pagliani para uma visita a UTU (Universidad del Trabajo de Uruguay). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer várias oficinas, “Taller de Panaderia y Gastronomia”, “Taller de Mecanica Automotriz”, e “Taller de Carpinteria e assim foram expostos a um contexto de imersão da língua, pois conversaram com alunos e professores que falam espanhol.
Entrevista de Emprego (Clique para ver as fotos)
Neste dia iniciamos as atividades referentes ao tema “Entrevista de Empleo”, em duplas, os alunos entrevistaram seus colegas e foram entrevistados. Levamos um questionário sobre formação, características e dados pessoais que são necessárias para uma entrevista, para que nas próximas aulas os alunos pudessem representar essas entrevistas. Os estudantes puderam idealizar uma empresa em que gostariam de trabalhar e a partir daí respondiam o questionário.
A atividade foi produtiva, pois eles ficaram motivados em conhecer uma situação real de uso da língua em uma entrevista de emprego. Eles também mostraram interesse em conhecer melhor o contexto das profissões em que pretendem trabalhar no futuro.
Alimentos (Clique para ver as fotos)
Os alunos estavam divididos em equipes e cada grupo tinha um minuto para colocar o numero maior que conseguissem de alimentos dentro das caixas, depois os bolsistas contavam o número de acertos de cada equipe. No final da aula pegamos cada alimento e mostramos em qual caixa deveria ser colocada e perguntamos o que eles tinham entendido e o que não souberam colocar nas caixas. A oficina foi bastante produtiva e os alunos souberam associar e entender os léxicos. Percebemos o envolvimento dos alunos na atividade, as turmas do 7º e 9º anos trabalharam em equipes formadas por alunos das duas turmas ajudando uns aos outros, através disso notamos que as atividades do PIBID também contribuíram para a união das turmas que antes trabalhavam separadas.
“Tarjeta de identificación” (Clique para ver as fotos)
Os bolsistas iniciaram a oficina se apresentando, logo, propuseram aos alunos a atividade da “Tarjeta de identificación”, que é composta por dados pessoais e perguntas. Essa “tarjeta”, depois de concluída, será utilizada para mostrar a eles que possuem capacidade de escrever um texto em espanhol. Esta atividade passou por várias etapas até sua conclusão: foi trabalhado pesos e medidas com o uso de uma balança e fita métrica, os alunos foram fotografados individualmente, realizaram revisão e reescrita das “tarjetas”. Como conclusão os alunos tiveram suas “tarjetas de identificación” foram fixadas na parede da sala de aula. Os alunos tiveram a iniciativa de propor para que ao final de cada oficina fosse lido um poema, um conto ou alguma música em espanhol.
Autorretrato (Clique para ver as fotos)
Após as oficinas de elaboração da “tarjeta de identificacíon” apresentamos aos alunos s biografia de Romero Britto e propusemos proposta a elaboração de um autorretrato. Utilizamos as fotos tiradas em uma das oficinas da “tarjeta” que serviram como molde para a criação de uma obra elaborada com as técnicas de pintura semelhantes às utilizadas por Romero Britto (arte pop). Durantes as oficinas de criação do autorretrato trabalhamos as cores em espanhol, expondo o conteúdo através de lâminas e da realização do jogo “los colores”. Quando retornamos das férias concluímos a pintura do autorretrato e retomamos o léxico das cores através de uma paleta de cores, instrumento de trabalho dos pintores. Neste momento esse objeto servirá como ponte para o início do trabalho com as profissões.
Reunião na Escola Padre Pagliani (Clique para ver a foto)
No dia 02/04/2014, ao chegar na escola, os bolsistas e a supervisora realizaram uma breve reunião de apresentação do projeto à diretora Gislaine.