Oficina y leyenda de los atrapasueños
A oficina foi executada com o objetivo de proporcionar aos alunos do sexto ano um contato com a língua espanhola que fosse dotado de sentidos e fazeres. Trabalhamos então com a lenda indígena do filtro dos sonhos, artefato corriqueiro entre jovens hoje em dia, e que teve seu uso tribal e ancestral esquecido. Uma vez trabalhada a lenda através de texto escrito e leitura dialogada, partimos para a parte prática onde com cipós, fios, penas e contas cada estudante pode confeccionar seu próprio filtro dos sonhos. A oficina teve como objetivo vivenciar saberes e práticas através da língua adicional que estamos estudando e romper com alguns preconceitos como o de achar que aprender língua é apenas decorar regras gramaticais fora de contexto.
Cultura, Espanhol e Escola: Uma Viagem Pela América Latina
“La Fantástica Fábrica de Artistas”
Encontro de Culturas
PIbid Espanhol e Inclusão
Fanfics e Espanhol na Escola
Estados Unidos, México e Brasil
Filmes no aprendizado de Espanhol
A inserção dos bolsistas nas escolas, que se deu no mês de março, proporcionou-lhes momentos de observação e conhecimento da escola. O contato com a escola e com os alunos resultou em projetos e oficinas que serviram de experiência tanto para bolsistas, quanto para supervisores e alunos.
A Escola Nossa Senhora das Graças do município de Aceguá com a atuação das bolsistas participou em dois grandes projetos. O primeiro é o “Projeto Soledad”, já existente na Escola. O projeto em questão objetiva fazer com que os alunos desenvolvam suas habilidades artísticas, como dança e teatro, assim como também, fazer com que os alunos interajam entre si, aprendendo a trabalhar em equipe. Cada grupo de alunos escolheu uma música da cantora argentina Soledad Pastorutti, desenvolvendo na sequência formas criativas de apresentar aos demais colegas, seja através da dança ou através da dramatização da canção.
Outro projeto presente na escola, foi desenvolvido pelas próprias bolsistas e se chama “Soy loco por ti, América” que tem como objetivo trabalhar a língua através da cultura de países falantes de espanhol da América Latina. Houve oficinas referentes à Argentina e Colômbia.
Memorial a Gabriel García Márquez – Colombia