A oficina foi executada com o objetivo proporcionar aos alunos do sexto ano um contato com a língua espanhola que fosse dotado de sentidos e fazeres. Trabalhamos então com a lenda indígena do filtro dos sonhos, artefato corriqueiro entre jovens hoje em dia, e que teve seu uso tribal e ancestral esquecido. Uma vez trabalhada a lenda através de texto escrito e leitura dialogada, partimos para a parte prática onde com cipós, fios, penas e contas cada estudante pode confeccionar seu próprio filtro dos sonhos. A oficina teve como objetivo vivenciar saberes e práticas através da língua adicional que estamos estudando e romper com alguns preconceitos como o de achar que aprender língua é apenas decorar regras gramaticais fora de contexto.
Cultura, Espanhol e Escola: Uma Viagem Pela América Latina
Cultura está sempre atrelada á língua, não cair em estereótipos se faz extremamente necessário ao darmos uma aula, principalmente em uma sala onde se ensina o espanhol que temos falantes desta língua espalhados pelo mundo inteiro. Nesse sentido o projeto das professoras Júlia Portinho e Larissa Assis busca apresentar os países que utilizam o espanhol como língua oficial, trabalhando com aspectos culturais de cada um deles.
“La Fantástica Fábrica de Artistas”
Pensar em maneiras de ensinar conteúdos de maneira eficaz é totalmente importante, com essa ideia o projeto das Professoras Jéssica Cuadros e Melissa Barbieri busca trabalhar o conteúdo através de atividades artísticas (desenhos, danças, obras de teatro, filmes, jogos e instrumentos musicais) sugeridos pelos estudantes como uma maneira de fixar os conteúdos ocorrendo assim uma melhor compreensão da língua Espanhola.
Encontro de Culturas
PIbid Espanhol e Inclusão
O PIBID Espanhol trabalha com temas diversos, porém mais que um tema trabalhar com inclusão é algo extremamente necessário em nossas escolas e em todo lugar. Nesta aula, ministrada pela professora Caren Albanio com os alunos da EJA, da Escola Félix de Bagé foi abordada essa temática a partir de um video, no qual após assisti-lo os alunos refletiram e discutiram o tema utilizando a língua Espanhola.
Fanfics e Espanhol na Escola
O projeto de criação de Fanfics (Fan fiction) é um dos projetos que esta fazendo com que alunos e alunas escrevam e criem novas histórias na escola CIEP de Bagé, ministrada pelas Bolsistas Djulya Veloso, Andrômeda Guterres, Luiza Dutra, Bárbara Machado e Berenice Gonçalvez o objetivo é utilizar a língua espanhola pra fazer novas histórias com personagens e histórias já existentes.
Estados Unidos, México e Brasil
O PIBID Espanhol do campus Bagé vem trabalhando com vários projetos ao longo do ano um deles aborda o tema da interculturalidade, falar sobre tal tema se torna essencial no ensino de línguas e no mundo globalizado onde vivemos, essa foi a pauta que foi discutida em uma roda de conversa com a bolsista Fulbright do campus Bagé, roda ministrada pelos professores Guilherme Ramos e Priscila Quadros nos oitavos anos da Escola Félix de Bagé.
Filmes no aprendizado de Espanhol
Aliar o ensino de línguas com as novas tecnologias é extremamente necessário e divertido, pensando nisso a Professora Caren Albanio, a partir de uma cena do filme “Mogli: O Menino Lobo”, trabalhou e analisou com seus alunos os personagens principais do filme, além de conhecer o nome, bem como, as características dos animais selvagens em espanhol.