Apresentação | PIBID 2014

Apresentação

Apresentação
O presente subprojeto “Matemática e Escola” pretende promover a inserção de acadêmicos em escolas da Educação Básica a partir dos primeiros semestres do curso, de modo que os bolsistas de iniciação à docência dediquem-se ao estudo, à pesquisa e à criação de atividades específicas na área de Matemática. Espera-se com isso, ampliar o número de acadêmicos que sigam essa linha de formação acadêmica, aprendendo em contato direto com o contexto escolar a tornar o componente curricular Matemática do Ensino Fundamental e Médio uma oportunidade para o desenvolvimento do seu próprio pensamento aritmético, algébrico, geométrico e lógico matemático, bem como o de estudantes da Educação Básica.
Tendo em vista que o PIBID possibilita aos licenciandos um contato direto com a prática docente ainda bem antes do período de estágio supervisionado, bem como a compreensão do funcionamento de uma escola, pretende-se que os bolsistas, através da interação e participação no cotidiano escolar construam, além de uma parceria Universidade/Escola, uma visão crítica das possibilidades de docência na área de Matemática e de suas ligações com outras áreas do conhecimento.
Este projeto pode contribuir para ampliar o número de jovens interessados em se tornar professores de Matemática. Outro objetivo da aproximação entre universidade e escola é promover o uso de tecnologias e sistemas de informação, bem como a produção de material didático contextualizado interdisciplinar e lúdico adequado às necessidades de aprendizagem da Matemática. A imersão no uso de tecnologias e sistemas de informação é enriquecedor tanto para os bolsistas como para professores de ambos os sistemas de ensino, devido à possibilidade que elas representam para estimular a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Este subprojeto vincula-se, desse modo, ao projeto institucional ao incentivar o uso de tecnologias como um dispositivo capaz de produzir novas significações pedagógicas ao mesmo tempo em que contribui para a criação e a construção de conhecimento coletivo durante processos de ensino-aprendizagem