Oficinas | PIBID 2014

Oficinas

Um das propostas do PIBID é desenvolver oficinas leitura para a comunidade acadêmica e a rede básica de ensino. As bolsistas Vanessa, Hohanne e Barbara decidiram trabalhar com estratégias de memorização.
clique no link e veja as fotos

No dia 18 de novembro os bolsistas I.D. Renan, Santiago e Virginia aplicaram a oficina “Transposição didática: metodologias para o Letramento com base nos Gêneros Textuais”. O público alvo foi as professoras da rede básica de ensino que compõem o programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. Durante a oficina realizaram-se uma breve apresentação sobre Gêneros Textuais e Discursivos, discussões acerca das abordagens metodológicas destes por meio das Sequências e Projetos Didáticos e, além disso, foi aplicado o jogo “Detetive no Sítio do Pica-pau Amarelo”, produzido pelos bolsistas, para que se ilustrasse a transposição das discussões realizadas em práticas de sala de aula.

Clique para visualizar as fotos

No dia 04 de novembro o PIBID Letras – Língua Materna promoveu a palestra “Letramento na Escola Básica”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Patrícia Moura. Na ocasião foram abordadas questões acerca do como se dão as práticas de letramento e alfabetização nos anos iniciais; tendo o propósito de que, através da temática, pudéssemos refletir sobre o porquê de algumas dificuldades encontradas nos anos posteriores à alfabetização e as possibilidades práticas de enfrentar tais demandas.
Agradecemos à Prof.ª Patrícia pela grande contribuição!!

Clique para visualizar as fotos