1) Estudo preliminar de conteúdos matemáticos estudados no Ensino Médio;
1.1) Reflexão sobre a prática docente;
1.2) Formação do docente leitor/escritor (livros didáticos);
1.3) Participação na construção coletiva de conhecimentos;
2) Mapeamento da estrutura e funcionamento das escolas envolvidas no projeto;
Apresentamos como proposta de trabalho o envolvimento dos bolsistas de ID em atividades que visem conhecer a organização, infraestrutura e funcionamento das escolas (regimento, Projeto Político Pedagógico, planos de aula, reuniões pedagógicas com professores, reuniões com pais, conselho de classe, relacionamento da escola com instituições, participação dos alunos na gestão escolar, etc).
Para a execução desta proposta de trabalho, adotaremos os seguintes procedimentos:
2.1) Observação e atuação junto às escolas parceiras do subprojeto;
2.2) Realizar um levantamento dos principais desafios enfrentadas pelos professores de matemática do ensino fundamental e médio e estabelecer atividades para serem desenvolvidas em conjunto por bolsistas, supervisores e coordenador de área;
2.3) Produção de relatos reflexivos, vídeos/filmes a partir das informações levantadas;
2.4) Realização de reuniões para a socialização e reflexão dos bolsistas ID dos registros e levantamentos realizados durante o reconhecimento do contexto escolar, bem como promover sua integração com os professores e supervisores das escolas, coordenador de área outros professores colaboradores envolvidos em tais atividades;
3) Realização de oficinas, produção de materiais didáticos para a aprendizagem da Matemática e a apresentação em escolas e outros eventos;
As oficinas nas escolas serão organizadas e realizadas pelos bolsistas, em conjunto com os professores supervisores. Elas terão como público alvo, alunos da escola, no intuito de trabalhar conteúdos e otimizar a aprendizagem da Matemática.
4) Criação de ambientes virtuais de aprendizagem: vídeo-aula; programas de estudo dirigido; conversações sobre o “mundo” da Matemática, e a sua presença no cotidiano;
Inicialmente será criado um núcleo na plataforma Moodle/Unipampa com cursos de capacitação, com a finalidade de promover o desenvolvimento e a implementação das atividades desenvolvidas no subprojeto.
A partir da criação do núcleo será implementado pelos bolsistas ID, sob a orientação do coordenador de área, um Laboratório Virtual de Matemática no ambiente Moodle/Unipampa, com a finalidade de postar material didático e interativo para o ensino da Matemática.
5) Participação e apresentação de trabalhos em seminários de Educação/Matemática;
6) Organização de eventos: seminários; semanas acadêmicas, conforme previsto no Projeto Institucional da Unipampa;
7) Escrever um roteiro de peça teatral, cujo tema seja a aprendizagem da Matemática, e viabilizar sua montagem.
8) Organizar laboratórios com material didático (físico) para a aprendizagem da Matemática.
Aquisição e construção de materiais concretos, tais como: sólidos geométricos, ábaco, material dourado, kit de jogos, entre outros.