Atividades com jogos | PIBID 2014

Atividades com jogos

De junho a agosto do ano de 2012 foram realizadas seis oficinas com os bolsistas do subprojeto Matemática envolvendo a utilização de materiais concretos. Inicialmente foram previstas cinco oficinas que deveriam ser conduzidas pela coordenadora do subprojeto e pela professora Ângela Carreta (URCAMP). Quando as três primeiras oficinas ocorreram a ampliação do grupo ainda não havia sido implementada. A partir daí, surgiu a ideia de incluir uma sexta oficina conduzida por membros dos dois primeiros grupos como uma forma de recepção aos que acabavam de ingressar.
As oficinas sobre a Escala Cuisenaire (em 26/06/2012), Blocos Lógicos (em 10/07/2012) e Material Dourado (14/08/2012) foram conduzidas pela professora Ângela Carreta (URCAMP), as de Tangram (em 17/07/2012) e Sudoku (em 21/08/2012) pela professora Margarida Negrão e uma apresentando um resumo das três primeiras (em 21/08/2012) conduzida por integrantes dos dois grupos iniciais do subprojeto.
A expressão das habilidades adquiridas dentro dessa série de oficinas, além de renderem uma publicação (que está em fase de redação) já se mostraram também através de atividades de atualização junto aos profissionais da escola onde um dos grupos do subprojeto do PIBID é desenvolvido, inteiramente propostas e realizadas pelos Licenciandos.
 

Blocos Lógicos

Tangram

Oficina de recepção

Oficina utilizando Material Dourado

Oficina de Escala de Cuisenaire