Programação | PIBID 2014

25/05/2012 – Sexta-feira

Manhã: Chegada a Jaguarão dos grupos PIBID de Bagé, Caçapava do Sul e Uruguaiana.
12h às 14h30: Almoço e hospedagem (check in no hotel).
14h30 às 16h: Recepção dos participantes com dinâmica de reconhecimento/apresentação e preparação da exposição de pôsteres sobre atividades de cada subprojeto.
Título da exposição: O que fazemos no PIBID
Dinâmica (bolsistas ID): Descobertas de um encontro (Local: AUDITÓRIO do campus).
 Os bolsistas ID receberão o seguinte desafio: formar oito grupos, sendo que cada grupo: (1) deverá ter pelo menos um bolsista de cada subprojeto; (2) não poderá ter mais de dois bolsistas de cada subprojeto; (3) deverá ter de dez a onze participantes. Em seguida, os membros de cada grupo conversarão entre si procurando se conhecer melhor. Às 15h15 os grupos serão convidados a apresentar-se. Os grupos escolherão sua forma de apresentação.
Supervisores e Coordenadores de área: Formarão grupo a parte para apresentações.
16h30 às 17h – Intervalo
17h às 19h – Reflexões em Grupos de Trabalho (GTs) formados pelos grupos durante a dinâmica de apresentação. Tem-se: GT 01 a GT 08 = Bolsistas ID; GT 09 = Supervisores de todos os subprojetos; GT 10 = Coordenadores de Área.
Local para os GTs: salas de aula do campus.
19h às 20h – Apresentação cultural
20h às 21h – Livre
21h – Jantar

26/05/2012 – Sábado

8h30 às 9h30: Mesa dos coordenadores com tema: O PIBID e os desafios da pesquisa em educação. Cada coordenador de área focará sua fala, durante cinco minutos, em temática escolhida previamente..
9h30 às 10h30 – Programação simultânea:
(1)   Roda de conversa entre coordenadores de área e supervisores.
(2)   GTs de bolsistas: preparação para apresentação na plenária das reflexões nos grupos.
10h30 às 11h – Intervalo
11h às 12h – Início dos resultados das reflexões a repeito do PIBID e a Pesquisa em Educação. Três GTs apresentarão suas reflexões.
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h30  – Apresentação das reflexões pelos demais cinco GTs.
15h30 – Encerramento com dinâmica.
Dinâmica: Cada bolsista cola uma foto sua ou que o representa em um painel de papel pardo. Depois de todas as fotos coladas, cada um é convidado a traçar linhas (com pincéis) que os liguem às pessoas que ele conheceu/trabalhou/conviveu durante o seminário e convidado, ao traçar a linha, a escrever algum tipo de ligação com esta pessoa (projeto, colega, etc). Ao final uniríamos os diferentes painéis e teríamos um grande painel com uma rede de traços que ligam uns aos outros, evidenciando a grande rede formada pelo PIBID.

Lembretes:

Cada participante leva para o seminário uma foto sua (ou imagem que o representa) e um caderno para anotações. Os bolsistas se organizam para levar máquinas fotográficas ou filmadoras para registro do evento, garantindo pelo menos um equipamento por subprojeto.
Cada subprojeto preparará ao menos um pôster com dimensões de 90cm x 70cm em que apresenta o seu trabalho durante esses primeiros meses de atuação.