Mesa Temática InterPIBID – 2009/2011 – Bagé | PIBID 2014

Mesa Temática InterPIBID – 2009/2011 – Bagé

Após este primeiro semestre de trabalho, o qual percebe-se uma demanda bastante intensa nos subprojetos em função do movimento que o programa requer, foi proposto um  diálogo sobre o PIBID UNIPAMPA com foco principal na experiência dos coordenadores de área dos subprojetos do Edital PIBID/CAPES 2009.
Durante o V Seminário de Desenvolvimento Profissional Docente que aconteceu nos dias 08 e 09 de março de 2012 na cidade de Bagé destinado a todos os docentes da Universidade Federal do Pampa foi realizada uma atividade intrapibid, editais 2009 e 2011, através de uma mesa temática com a duração de um turno.
Esta atividade foi mediada pelos coordenadores institucionais Prof. Márcio Rodrigues e Profª. Clara Dornelles. Os professores coordenadores dos subprojetos PIBID 2009 relataram suas contribuições, atividades e reflexões acerca destes dois anos de experiência no programa, foram tematizados a articulação do PIBID com o ensino, a pesquisa e a formação continuada, bem como os papéis dos participantes do Programa e a gestão pedagógica e administrativa dos subprojetos.
Profª. Ângela Maria Hartmann colaboradora do subprojeto de Ciências Exatas, refletiu sobre a relação do PIBId com o ensino, Profª. Valesca Irala coordenadora do subprojeto de Letras, sobre a formação continuada feita no decorrer do programa com os professores da educação básica , Profª. Dionara Aragón coordenadora do subprojeto de Matemática sobre a articulação do PIBID e a pesquisa, Prof. Raphael Werlang, coordenador do subprojeto de Ciências Exatas sobre a Relação do Coordenador do Sub-Projeto com o Bolsista ID do PIBID, Prof. Guilherme Marranghello, coordenador do subprojeto de Física sobre a Relação do Bolsista ID e o Supervisor de Escola do PIBID e Prof. Elenilson Freitas coordenador do subprojeto de Química sobre a Relação do Coordenador do Sub-Projeto com a Gestão Pedagógica e Administrativa do PIBID .
A discussão gerada a partir das falas permitiu a troca de concepções acerca dos estágios e relação deste como PIBID, entre outros. No andamento desta manhã também foi apresentada a nova coordenadora do subprojeto de Matemática Profª. Margarida Negrão. Nesta atividade compareceram professores coordenadores dos Subprojetos, de Gestão e também professores da casa que estavam interessados no programa.