Produções didático-pedagógicas | PIBID 2014

Produções didático-pedagógicas

Produções em 2011

1) A oficina foi desenvolvida com o objetivo de auxiliar os alunos do nono ano no processo de fixação dos conteúdos, tendo como ferramenta de apoio o software Kmplot. Oficina.

2) Os Jogos de Boole visam a importância do ensino de processamento de informações sendo apresentados por meio de histórias lógicas que através da manipulação de cartas auxiliam na organização do pensamento. Oficina.

3) Com a idéia de fixar o conteúdo de coordenadas cartesianas, de uma maneira lúdica, foi aplicado ao 7º ano o jogo de batalha naval que ajudou na construção dos conceitos de par ordenado e plano cartesiano, através da modelagem matemática. Oficina.

4) Com o objetivo de conhecer as descobertas e criações dos grandes matemáticos, foi desenvolvida a oficina da história da matemática aos alunos do sexto ano. Oficina.

5) Com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico através das figuras geométricas, foi aplicada aos 6º ano a oficina Tangram. Oficina.

6) Com o objetivo de reforçar o conteúdo, fazendo utilização de materiais concretos e presentes no cotidiano dos alunos, foi aplicada ao 6° ano a oficina medidas de comprimento. Oficina.

7) Com o intuito de reforçar os conteúdos de geometria abordando os temas de área, perímetro e volume, Razão e proporção (diretamente e inversamente proporcionais), bem como o conteúdo de Regra de três simples, foi aplicado aos sextos e sétimo ano, aula de reforço para as provas adicionais de matemática.  Aula de Reforco.

8) Para proporcionar um ensino compatível com as exigências da sociedade contemporânea são necessárias mudanças nas formas de ensinar. Estas mudanças implicam no repensar das ações envolvidas no trabalho docente. Desta forma os alunos bolsistas de iniciação à docência desenvolveram uma oficina intitulada Jogo dos Poliedros realizada no 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana. Oficina.

9) Sabemos que os jogos quando trabalhados em sala de aula, de forma organizada, onde o professor consegue determinar objetivos, estipular regras, são excelentes fontes de aprendizagem. Com esse intuito criamos o jogo Memória Exponencial que consiste em trabalhar e revisar o conteúdo referente à função exponencial de forma lúdica, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos estudantes. Oficina.

10) A presente oficina tem a finalidade de facilitar e fixar o entendimento dos alunos acerca do conteúdo de logaritmos, sua definição, conseqüências, propriedades e condições de existência. Oficina.

11) O grupo de bolsistas da Escola Estadual de Ensino Médio Mário Quintana, realizaram a I GINCANA INTERDISCIPLINAR da escola, com o objetivo de auxiliar os alunos que ficaram em provão nas diversas disciplinas curriculares. Gincana interdisciplinar.