Nota de Agradecimento: PRAEC recebe doações de máscaras de proteção para estudantes

A Equipe da PRAEC agradece a Prof. Dr.ª Amelia Rota Borges de Bastos, Professora Associada do Campus Bagé, e ao Grupo de Patchwork do Ateliê Adriana Azeredo Pereira, pela doação de 175 máscaras de proteção.

Manifestamos, ainda, nosso reconhecimento pelo esforço dedicado, que contribuirá significativamente na execução de nossas ações nesse momento tão delicado.

As máscaras serão usadas pelos estudantes da Unipampa, com a devida orientação (de indicação e manipulação), durante o deslocamento de retorno à suas residências, que deverá ocorrer na próxima semana.

Muito embora estas não evitem a contaminação, atuam como barreira física, impedindo que pessoas, que estejam contaminadas, liberem o vírus. Assim, a utilização dessas máscaras, combinado com a devida higienização (uso de álcool em gel) e a correta distribuição dos passageiros no interior dos veículos de transporte, será uma importante estratégia para a proteção de nossos estudantes.

Nesse sentido, reiteramos nossos agradecimentos ao Grupo, bem como aos demais agentes, por seu empenho, que têm sido incansáveis na tentativa de proporcionar o melhor possível aos nossos acadêmicos nesse período de fragilidade.

Por fim, sinalizamos que a PRAEC, juntamente com o Setor de Frotas da Universidade, está finalizando as ações de logística, que proporcionará aos estudantes a opção de retornarem às suas cidades de origem, dentro da região de abrangência dos campi da Unipampa. Sobre isso, informações complementares poderão ser obtidas junto aos profissionais das equipes diretivas e dos NuDEs de seu campus, e por meio dos veículos de comunicação institucionais.

As máscaras de proteção foram confeccionadas em algodão e fervidas. Após prontas, foram acondicionadas em sacos plásticos. Foto: Amelia Bastos.
Nessa ação, a equipe do Campus Bagé teve importante participação, uma vez que atuou na logística de recolhimento do material e na cedência dos sacos plásticos para o devido acondicionamento dos itens. Foto: Amelia Bastos.

PRAEC realiza cadastro de alunos

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários solicita aos alunos que têm a intenção de retornar para as suas cidades de origem, porém não conseguiram realizá-lo, por motivo financeiro ou pela suspensão de linhas rodoviárias, que enviem para o e-mail praec@unipampa.edu.br os seguintes dados:

* nome completo;

* matrícula;

* curso;

* campus;

* cidade de origem e estado (para o qual deseja retornar);

* dados bancários: banco, conta e agência (conta corrente, de qualquer instituição bancária, da qual seja o titular).

Com base neste cadastro, a PRAEC estudará mecanismos de assistência para estes estudantes, em especial para os alunos que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica.

Reforçamos que tal ação será realizada a título de cadastro e visa a coleta antecipada de informações para que, caso seja possível, sejam executadas ações relacionadas.

Estes dados devem ser enviados até o dia 22/3/2020.

Pedimos a comunidade acadêmica que divulguem esta nota para seus pares que se encontram nesta situação.

Nota Informativa: Orientações e Ações da PRAEC – COVID-19

Prezada Comunidade Acadêmica,

Estamos passando por um período diferenciado, que está exigindo a colaboração e a dedicação de todos(as).

Nesse sentido, A PRAEC, desde a semana passada, vem articulando ações para tentar dar suporte aos estudantes da melhor forma possível.

Destacamos que nossas ações têm sido limitadas pela falta de recursos financeiros e por aspectos legais, que nos impedem de liberar valores para ações não previstas na Lei do PNAES.

Ainda, em relação aos RUs, aspectos contratuais e de ordem administrativas nos limitaram em desenvolver outras ações relacionadas à possibilidade de liberação de marmitas ou até mesmo a disponibilização de alimentos sem cozimento.

Dessa forma, e dentro das nossas possibilidades, efetuamos as seguintes ações até o momento:

  1. Em virtude do fechamento dos RUs, os estudantes que possuem direito ao subsídio integral, por se enquadrarem em situação de vulnerabilidade social e econômica, receberão, na próxima semana, um auxílio proporcional, referente aos dias de março que o RU esteve fechado.
  1. A partir do mês de abril de 2020, e enquanto as aulas estiverem suspensas,  os estudantes que possuem direito ao subsídio integral, por se enquadrarem em situação de vulnerabilidade social e econômica, receberão um auxílio de R$160,00 (cento e sessenta reais), como já ocorre com os estudantes do Campus de Santana do Livramento, onde não há RU em funcionamento.
  1. Os editais da PRAEC, Apoio ao Ingressante e Plano de Permanência, tiveram seus cronogramas suspensos e serão reabertos assim que as aulas iniciarem.
  1. Na data de hoje, foi lançado o Edital Unipampa n.º 71/2020, o qual é destinado aos estudantes ingressantes em 2020/1. O Edital visa contribuir com as despesas de deslocamento até as suas cidades de origem ou nas despesas com a sua manutenção nas cidades sede dos campi da Unipampa, em virtude da Pandemia COVID-19.
  1. Está tramitando, junto a Procuradoria Federal da Unipampa e a Pró-Reitoria de Administração, um pedido da PRAEC para que as Coordenações Administrativas dos campi possam utilizar os cartões corporativos para a compra imediata de itens alimentares aos estudantes em situação de emergência. Os referidos cartões têm limite estabelecido e poderão ser usados a critério dos campi até o dia 28 de março de 2020.
  1. Estamos produzindo material publicitário, em parceria com a ACS, que objetiva orientar a comunidade acadêmica sobre os procedimentos para evitar a contaminação e a disseminação do COVID-19.
  1. Está sendo pensada a possibilidade de elaboração de um edital de auxílio emergencial e de reforço financeiro destinado aos estudantes do Plano de Permanência que pretendem retornar às suas cidades de origem durante esse período.

Destacamos que os valores a serem disponibilizados são em caráter de auxílio e podem ser considerados abaixo do ideal, contudo e em virtude de nossa limitação orçamentária, são essas as possibilidades para o momento. Caso ocorram novidades no cenário, a PRAEC desenvolverá novas ações dentro da legalidade e das possibilidades de execução, primando pelo suporte aos estudantes.

Contando com a compreensão de todos nesse processo, agradecemos antecipadamente.

Publicado: Apoio Emergencial/Pandemia COVID-19

A PRAEC divulga o Edital Unipampa n.º 71/2020, para a concessão de auxílio emergencial para alunos ingressantes 2020/1, matriculados em cursos de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Edital visa contribuir com as despesas de deslocamento dos estudantes até as suas cidades de origem ou nas despesas com a sua manutenção nas cidades sede dos campi da Unipampa, em virtude do período de suspensão das atividades acadêmicas, ocasionada pela Pandemia COVID-19, através da disponibilização de auxílio em parcela única.