Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva | Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da UNIPAMPA
Logotipo do PRIMSC

Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva

Logotipo do PRIMSC

IDENTIFICAÇÃO: 

  • Nome: Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva
  • Área de Concentração: Saúde Coletiva
  • Área Temática: Saúde Mental
  • Área Profissional: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social. 
  • Ênfases: Saúde Mental Coletiva.
  • Coordenador: Rodrigo Lemos Soares. Email: rodrigolemos@unipampa.edu.brhttp://lattes.cnpq.br/7158430253302821 

 

OBJETIVO: 

Capacitar profissionais do ponto de vista ético, político e técnico-científico, por meio do ensino em serviço, para atuarem na atenção à saúde, assegurando os princípios do SUS e o atendimento das reais necessidades de saúde da população.

1-Atuar em equipes multiprofissionais para promoção da saúde, através de atividades de educação permanente em serviço, na perspectiva de um trabalho interdisciplinar envolvendo a instituição formadora e a rede de atenção do município de Uruguaiana-RS.

2-Aprimorar a qualidade da assistência prestada, através da atuação conjunta dos residentes, professores, preceptores e profissionais na prevenção e reabilitação da condição de saúde e das necessidades da população.

3-Capacitar os residentes para atuar na saúde coletiva de modo multiprofissional, além de desenvolver competências técnicas e de trabalho em equipe para intervir na realidade e necessidades dos serviços e usuários.

4-Fortalecer a integração docente-assistencial, vínculos entre os profissionais envolvidos para construção de conhecimento, fundamentados na relação ensino-serviço-pesquisa.

CARGA HORÁRIA:

Prática 4608 (80%)
Teórica 1152 horas (20%)
Total 5760 horas (100%)

METODOLOGIA DO CURSO:

Curso Lato sensu de caráter permanente e contínuo. Tempo Integral com dedicação exclusiva do profissional residente. A carga horária semanal será de (60 sessenta horas (48h práticas e 12h teóricas), com duração de 24 meses a contar do ingresso. Destaca-se que os recursos didáticos utilizados para operacionalizar a metodologia de ensino e aprendizado serão:

1-Rodas de discussão: espaços de diálogo entre Residentes, Docentes/Tutores, profissionais dos serviços e/ou usuários, permitindo a identificação do saber prévio, a reflexão sobre as atividades práticas e a problematização de conteúdos teórico.

2-Apresentação e discussão de casos clínicos: apresentação multiprofissional, com enfoque interdisciplinar, de casos clínicos, com discussão coletiva para a construção e implementação de planos terapêuticos.

3-Análise situacional e contextualizada: levantamento das reais necessidades de saúde da população e dos serviços, e planejamento de ações para a gestão e qualificação da atenção do serviço. De forma individual e coletiva, a análise situacional e contextualizada, deverá se consolidar, respectivamente, em planos de trabalho profissionais e multiprofissionais, realizados nos momentos iniciais de prática dos Residentes nos serviços, orientados pelos tutores e validados pelos preceptores e chefias das unidades. Seminários estruturados e livres: apresentações de temas estruturados ou livres, por meio da comunicação oral, permitindo a exposição de saber e o compartilhamento do conhecimento em estudo.

4-Textos reflexivos: produção textual, com cunho reflexivo crítico, produzido individualmente, ou de forma reflexiva, a partir de um tema estruturado ou livre, emergente das atividades teóricas e práticas.

5- Relatórios de atividades práticas: análise crítica e reflexiva acerca das atividades práticas, com a descrição qualitativa das ações desenvolvidas pelo Residente e com a equipe multiprofissional.

EQUIPE DOCENTE:

Nome  Titulação  Núcleo 

Profissional

João Felipe Peres Rezer Doutor Biomédico
Josefine Busanello Doutora Enfermeira
João Paulo da Exaltação Pascon Doutor Médico Veterinário
Antonio Adolfo Mattos Castro Doutor Fisioterapia
Vanessa Alves Mestra Enfermeira

PRECEPTORES:

Nome  Área Profissional  Cenário de Prática
Lilian Konageski Stumm Enfermeira Secretaria Municipal de Saúde Estratégia de Saúde da Familia 01
Lisiane Marques Soares Enfermeira Secretaria Municipal de Saúde Estratégia de Saúde da Familia 15
Paula Rafaela Morton Bellinaso Enfermeira Secretaria Municipal de Saúde Unidade de Pronto Atendimento UPA
Adriana Kleinubing Nutrição Hospital Santa Casa de Caridade Clínica Renal
Inês Baptista de Campos Nutrição Secretaria Municipal de Saúde Policlínica Infatil
Nádia Barrios Gonçalves Schissi Nutrição Secretaria Municipal de Saúde Policlínica
Ana Valeria Pitella Fisioterapia Secretaria Municipal de Saúde Policlínica
Viviana Carvalho Santos Fisioterapia Secretaria Municipal de Saúde Policlínica
Stephanie Jessen Fisioterapia Secretaria Municipal de Saúde Policlínica e ESF 07
Gessica Andreola Samuel Serviço Social Hospital Santa Casa de

CaridadeClínica Renal

Priscila Kleinubing Solis Serviço Social Secretaria Municipal de Saúde Policlínica
Maria Fernanda Zadra Pereira da Silva Educação Física Hospital Santa Casa de Caridade – Clínica Renal
Alex Carvalho Educação Física Secretaria Municipal de Saúde Dantes
Leonardo Figuerola Jacques. Educação Física Secretaria Municipal de Saúde Epidemiologia
Laura Ilarraz Massia Médica Veterinária Secretaria Municipal de Saúde Epidemiologia

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A RUE está em discussão e aprimoramento constante, o núcleo docente assistencial estruturante do programa e da COREMU, tem trabalhado na reformulação da proposta, buscando a qualificação do programa. Dessa forma, o Projeto Político pedagógico do RUE está em constante transição e aperfeiçoamento. Para maiores informações sobre a última versão desse projeto, clique aqui.